Repatriação

Brasileiros são autorizados a deixar Faixa de Gaza, diz TV

Integrantes da embaixada do Brasil no Egito já estão se deslocando até o posto de Rafah para receber os brasileiros. Avião presidencial que está no Cairo também vai pousar próximo de Gaza

UNOCHA/Samar Elouf
UNOCHA/Samar Elouf
Embora a proposta argelina tenha recebido 13 votos favoráveis, o voto contrário da delegação norte-americana é suficiente para barrá-la

São Paulo – Os 34 brasileiros e familiares palestinos que estão na Faixa de Gaza receberam finalmente a autorização para deixar a região de conflito. A informação é da CNN Brasil, citando fontes do governo brasileiro. De acordo com a publicação, a expectativa é que o Brasil esteja na lista de países autorizados a repatriar seus cidadãos a ser divulgada nesta sexta-feira (10). Nesse sentido, integrantes da embaixada do Brasil no Egito já estão se deslocando de Cairo, capital do Egito, para Rafah – por onde ocorre a saída do grupo de brasileiros.

Ao mesmo tempo, a Força Aérea Brasileira (FAB) também recebeu autorização do Egito para pousar em Al Arish, cidade egípcia a 53 km da Faixa de Gaza. Trata-se de mais um indicativo da liberação iminente dos brasileiros que necessitam sair da região. Há mais de 20 dias, o avião VC-2 da Presidência da República está no Cairo aguardando a liberação dos brasileiros.

O ministro da Relações Exteriores, Mauro Vieira, ligou nesta quinta-feira para o chanceler israelense Eli Cohen para pressionar pela saída dos brasileiros. Esse foi o quarto contato entre os dois ministros sobre a questão.

Ele ouviu do israelense que não foi possível retirar o grupo ontem, conforme acordado anteriormente, por conta de “fechamentos inesperados na fronteira”. E assegurou que os brasileiros estariam na próxima lista de estrangeiros com autorização para cruzar a fronteira.

Retorno

A expectativa é que, após a saída de Gaza, o grupo embarque para o Brasil no sábado (11). O grupo está dividido entre duas cidades palestinas. Nesse sentido, 18 estão na cidade fronteiriça de Rafah, enquanto outros 16 estão em Khan Yunis, a 10 km da passagem.

O Itamaraty, no entanto, ainda não confirma o momento exato de saída dos brasileiros. O Egito reabriu a fronteira no posto de Rafah no último dia 1º. De lá para cá, seis listas com estrangeiros foram divulgadas, sem a presença dos brasileiros.


Leia também


Últimas notícias