Esperança

Governo confirma autorização para saída de 34 brasileiros de Gaza nesta sexta

O grupo percorrerá um longo caminho por terra e ar antes de sua chegada no Brasil, prevista somente para domingo

Hasan Habee/Reprodução
Hasan Habee/Reprodução
Os brasileiros aguardam desde as 7 horas (no horário local, 2h no horário de Brasília) o momento de entrar no Egito

São Paulo – Os 34 brasileiros que estão na Faixa de Gaza, na Palestina, tiveram autorização para sair do território nesta sexta-feira (10). A lista foi confirmada pelo embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer, e pelo Ministério das Relações Exteriores após conversa do ministro Mauro Vieira com o ministro das Relações Exteriores israelense, Eli Cohen. Esta é a sétima lista.

De acordo com o Itamaraty, o grupo já aguarda desde às 7 horas (no horário local, 2h no horário de Brasília), à espera dos “trâmites necessários para a entrada no Egito e posterior repatriação para o Brasil”. Os 34 brasileiros estavam abrigados nas cidades de Rafah e Khan Younes, próximas à fronteira que liga a Faixa de Gaza ao Egito. Na região está o único local para a entrada e saída de pessoas e insumos no enclave palestino.

Apesar da saída nesta sexta, a chegada dos repatriados no Brasil está prevista somente para domingo (12). A Embaixada do Brasil no Egito disse que, assim que o grupo cruzar a fronteira, será avaliada a necessidade de atendimento médico em Rafah. No local, foi montado um hospital de campanha para atendimento dos estrangeiros. O Itamaraty também está sob aviso para receber o grupo.

Rota de repatriação

A partir de Rafah, a embaixada definiu duas possibilidades de trajeto. Na primeira delas, os brasileiros irão de ônibus até o aeroporto de El Arish, a 53 quilômetros da cidade fronteiriça, para embarque no avião presidencial que há mais de duas semanas está no Egito à espera do grupo. Além do trajeto por terra, a aeronave também terá que fazer escalas no Cairo, Roma, Las Palmas e Recife antes da chegada no destino final, em Brasília. A segunda rota prevê uma viagem até a cidade do Cairo, que pode levar de cinco a seis horas.

Há a possibilidade de que os brasileiros tenham que dormir em El Arish ou no Cairo e seguir viagem para o Brasil no sábado (11), nas mesmas escalas. Em solo brasileiro, uma força tarefa está sendo montada pelo governo do presidente Lula para atender o grupo de repatriados ainda no aeroporto. No local será montada uma estrutura de acolhimento com representantes da Polícia Federal e Receita Federal para auxiliar na documentação. Haverá também atendimento médico, psicológico e um posto de imunização para atendimento do grupo.

Sobre a lista

Além dos brasileiros, outros 600 cidadãos de 15 países foram autorizados a sair da zona de conflito nesta sexta. A relação inclui, por exemplo, Estados Unidos, Canadá, Índia, China, Polônia. O documento é elaborado por autoridades egípcias e israelenses. Até o momento, mais de 3.400 estrangeiros foram autorizados a deixar Gaza, sendo 36% com passaporte dos Estados Unidos.

(*) Com informações do G1