Aflição

Brasileiros em Gaza aguardam evacuação incerta após adiamento

Expectativa da evacuação de 34 brasileiros que se encontram presos no sul da Faixa de Gaza tem sido marcada por incertezas

MOHAMMED SABER/efe
MOHAMMED SABER/efe
Tanto o Itamaraty quanto o Escritório da Representação do Brasil em Ramala, na Cisjordânia ocupada, ainda não confirmaram oficialmente a data da evacuação

São Paulo – A expectativa da evacuação de 34 brasileiros reféns de Israel no sul da Faixa de Gaza é alvo de incertezas e atrasos. Isso, após informações conflitantes sobre a data de sua saída do enclave palestino. Apesar das garantias dadas pelo Ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, ao Chanceler brasileiro Mauro Vieira, de que a partida ocorreria até a quarta-feira (8), a realidade é diferente.

A diplomacia brasileira informou aos cidadãos brasileiros em Gaza que os responsáveis pelos países envolvidos na evacuação de civis comunicaram às embaixadas que a saída do grupo pela fronteira com o Egito estava programada para a quinta-feira (9). No entanto, tanto o Itamaraty quanto o Escritório da Representação do Brasil em Ramala, na Cisjordânia ocupada, ainda não confirmaram oficialmente a data da evacuação.

A confusão em torno da evacuação ganhou destaque quando os brasileiros não constaram na sexta lista de estrangeiros. Esta, autorizada a deixar Gaza, divulgada nesta quarta-feira (8) pelo Escritório da Representação do Brasil em Ramala. No total, 601 estrangeiros foram incluídos na lista, com a maioria portando passaportes da Ucrânia (228 ao todo). Na sequência, figuram nacionais das Filipinas (107), Estados Unidos (100), Alemanha (75), Romênia (51) e Canadá (40).

Situação delicada em Gaza

A situação dos brasileiros em Gaza ficou ainda mais delicada. Isso, quando a saída do enclave foi suspensa no último sábado (4). Após um ataque israelense a um comboio de ambulâncias que transportaria feridos para o Egito. A fronteira de Rafah, que liga Gaza ao Egito, só foi reaberta nesta segunda-feira (6), gerando expectativas renovadas de evacuação.

Nesta quarta-feira, a assessoria do Itamaraty informou que as negociações para a saída dos brasileiros continuam em andamento. Então, sendo conduzidas com autoridades dos países envolvidos por meio das embaixadas do Brasil no Cairo, no Egito, em Tel Aviv, em Israel, e em Ramala, na Cisjordânia.

Diante das informações contraditórias e dos atrasos na evacuação dos brasileiros em Gaza, a tensão e a apreensão entre as famílias e os próprios cidadãos brasileiros no enclave continuam a crescer. Resta agora aguardar a confirmação oficial. Para, então, ter a data de partida e a conclusão das negociações que possibilitem o retorno seguro desses brasileiros ao seu país de origem.


Leia também


Últimas notícias