Estudantes chilenos convocam a primeira manifestação deste ano

Manifestação está marcada para o próximo dia 25

A Confech (Confederação de Estudantes do Chile) anunciou sua primeira manifestação de 2012. A Confederação emitiu um comunicado hoje (15) por meio do qual anunciou o protesto para o próximo dia 25 de abril.

Por meio da manifestação, os estudantes planejam retomar as reivindicações de 2011, ano em que os protestos ganharam notoriedade internacional pela relevância das causas.

Segundo divulgou a Federação de Estudantes da Universidade Católica, a passeata dos estudantes deverá começar na praça Itália e avançar para a alameda, na capital do país, Santiago. Os estudantes já solicitaram uma autorização às autoridades locais para que a marcha aconteça.

Segundo Noam Titelman, presidente da Federação de Estudantes da Universidade Católica, é necessário seguir protestando no país já que as demandas dos estudantes não foram atendidas.

“A maioria dos chilenos apoiou, no ano passado, o fim do lucro na educação superior, mas isso continua, não teve solução. Tampouco para o endividamento das famílias e estudantes e para os problemas de acesso ao ensino e qualidade”, disse Titelman, lembrando as demandas estudantis.

O presidente da Federação de Estudantes da Universidade do Chile, Gabriel Boric, segue a linha de Titelman e ressaltou o comprometimento dos estudantes com as causas.

“O Executivo não cumpriu as demandas que se instalaram no ano passado e, por isso, vamos continuar mobilizados até transformar a educação do nosso país.”

Com informações da Ansa