Em meio a tumultos, Parlamento grego aprova medidas impostas pelo FMI

Protestos violentos acompanharam a aprovação de medidas de austeridades na Grécia (Foto: ©Yannis Behrakis/Reuters) São Paulo – Em uma votação apertada, o parlamento grego aprovou o pacote de austeridade com […]

Protestos violentos acompanharam a aprovação de medidas de austeridades na Grécia (Foto: ©Yannis Behrakis/Reuters)

São Paulo – Em uma votação apertada, o parlamento grego aprovou o pacote de austeridade com o apoio de 155 dos 300 membros do Parlamento. A vitória abre caminho para um impopular programa de cortes, altas de impostos e privatizações no valor de 78 bilhões de euros.

A aprovação era exigida como condição imprescindível para o desembolso de 12 bilhões de euros do próximo lance de ajuda da UE e do FMI para o governo da Grécia. Eles são necessários para que o país não caia em moratória durante o verão.
O “sim” do Parlamento grego permitirá que a UE e o FMI avancem na preparação um segundo resgate para o país, além dos 110 bilhões de euros que foram concedidos em maio de 2010. Segundo o primeiro-ministro heleno, Giorgos Papandreou, ele pode chegar a um número similar ao do primeiro resgate.

Uma vez obtida a aprovação parlamentar de ambos os textos legislativos, está previsto  que os ministros das Finanças da zona do euro desbloqueiem o quinto lance de ajudas em reunião extraordinária que será realizada no próximo domingo; enquanto os detalhes do segundo resgate podem ser fechados na reunião de 11 de julho.

A sessão que aprovou o pacote do FMI mobilizou milhares de gregos, em protesto contra o possível corte de programas sociais que virá. Cerca de 30 pessoas com pedaços de madeira e barras de ferro atacaram os prédios do Ministério das Finanças.

Com informações do Opera Mundi e Reuters