Drogas estão na origem das infrações dos jovens, diz estudo

Diagnóstico da Criança e do Adolescente foi realizado pela Rede Criança

Para Maria Alice Alves Coelho, coordenadora da Rede Criança, estudo oferece dados para planejar ações para jovens da cidade (Foto: Mauro Ramos)

Bebedouro – Drogas estão na origem das infrações dos jovens, aponta o Diagnóstico da Criança e do Adolescente realizado pela Rede Criança. O estudo revela que a maioria dos atos infracionais cometidos por jovens se relaciona ao consumo e ao tráfico de drogas. O diagnóstico revela que os furtos são as ocorrências mais registradas, sendo a maioria originária da região norte da cidade (29,85%), seguida pelos residentes na zona sul (28,36%) e depois pelos das zonas leste e oeste. Investir em educação, nas famílias e em organizações não-governamentais para lidar com crianças e adolescentes da periferia são algumas alternativas apontadas para minimizar os problemas.

A evasão escolar também é preocupante. Em 2010 foram registrados 209 casos, grande parte envolvendo atos infracionais de meninos matriculados em escolas estaduais, de 15 a 17 anos. A violência doméstica e a negligência dos pais contribuem para agravar o problema. O Conselho Tutelar aplicou, no período, 125 medidas de punição aos pais e responsáveis por essa situação. Para Maria Alice Alves Coelho, coordenadora da Rede Criança, “o diagnóstico é  importante na medida em que oferece dados sobre os quais devem ser elaborados projetos e ações – públicos e privados – para os jovens da cidade”.