Libertadores 2017

Santos x The Strongest: times bolivianos não são mais tão ‘bobos’ no futebol

Nos últimos anos, equipes do país de Evo Morales têm conseguido surpreender rivais, e não só pela altitude, mas por um futebol competitivo

César Muñoz/ANDES (CC BY 2.0)

The Strongest contra o Emelec, na Libertadores de 2015: bolivianos têm evoluído na competição

São Paulo – O Santos vai a campo nesta quinta (16), às 21h45 na Vila Belmiro, para enfrentar o The Strongest, em jogo válido pela 2ª rodada do grupo 2 da Copa Libertadores da América. Apesar da enorme distância de tradição internacional entre os dois clubes, o desempenho dos representantes do futebol boliviano nos últimos anos demonstra que o país vem evoluindo e é bom o Peixe se precaver.

Nesta quarta, por exemplo, o atual campeão brasileiro Palmeiras sofreu para furar o sistema defensivo do Jorge Wilstermann, assegurando a vitória por 1 a 0 somente nos instantes finais da partida. Na estreia, aplicaram em Cochabamba um inapelável 6 a 2 contra o Peñarol, um dos clubes de maior história no continente.

Até 2014, a Bolívia era o único país, junto com a Venezuela, que nunca havia alcançado um lugar entre os quatro melhores de uma edição da Libertadores. Naquele ano, o quadro mudou graças à campanha do Bolívar, que só parou diante do clube argentino que se sagraria campeão, o San Lorenzo. Os bolivianos se classificaram em 1º lugar no grupo 7, vencendo o Flamengo em casa e empatando com o Rubro-negro em pleno Maracanã. Mais à frente, eliminaram o León, do México, e o Lanús. Naquela edição, outra equipe do país chegou às oitavas, o The Strongest, segundo no grupo 1, atrás do Vélez Sársfield, deixando de fora outra equipe brasileira, o Atlético-PR.

Em 2016, por muito pouco um time brasileiro não fica na fase de grupos em função de um rival boliviano. O São Paulo se livrou na última rodada ao empatar justamente com o adversário do Santos na partida de hoje, em La Paz. Um 1 a 1 dramático, sendo que na partida de ida os bolivianos haviam conseguido um resultado histórico ao superar o Tricolor no Pacaembu, segundo triunfo de uma equipe do país em solo brasileiro na Libertadores.

Santos contra bolivianos

Na primeira rodada da Libertadores 2017, o Strongest bateu em casa o Independiente de Santa Fe por 2 a 0, enquanto o Santos empatou em Lima com o Sporting Cristal, por 1 a 1. Uma vitória na Vila é essencial para dar tranquilidade à equipe de Dorival Júnior neste início de competição.

O Peixe já enfrentou seis times bolivianos diferentes em edições da Libertadores. Em 14 duelos, são dez vitórias alvinegras e quatro derrotas, todas na altitude. O último encontro foi na competição de 2012, quando o Santos perdeu para o Bolívar nas oitavas de final por 2 a 1 e superou o rival na Vila Belmiro por 8 a 0.