JOGOS OLÍMPICOS

Na estreia do futebol masculino, Brasil vence Alemanha por 4 a 2

Atacante Richarlison foi destaque da partida e marcou três gols, ainda no primeiro tempo

LUCAS FIGUEIREDO/CBF
LUCAS FIGUEIREDO/CBF
A Seleção Brasileira entrou em campo em busca de defender o ouro olímpico conquistado há cinco anos, no Rio de Janeiro, contra a própria Alemanha

São Paulo – O Brasil venceu a Alemanha por 4 a 2 na estreia do futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, na manhã desta quinta-feira (22). No estádio de Yokohama, a equipe comandada André Jardine, que mescla jovens atletas e jogadores da seleção principal, teve tranquilidade contra os alemães. O atacante Richarlison, jogador do Everton, da Inglaterra, foi o destaque, com três gols.

A seleção brasileira entrou em campo para iniciar a defesa do ouro olímpico conquistado há cinco anos, no Rio de Janeiro, contra a própria Alemanha. Jardine escalou o time com Santos; Daniel Alves, Nino, Diego Carlos e Guilherme Arana; Douglas Luiz, Bruno Guimarães, Claudinho e Antony; Matheus Cunha e Richarlison.

Aos 6 minutos do primeiro tempo, Matheus Cunha recebeu fora da área, brigou com a zaga alemã e tocou para Antony. Ele deu ótimo passe para Richarlison, que invadiu a área e chutou forte. O goleiro Müller defendeu, mas deu rebote. O próprio Richarlison completou para as redes, abrindo o placar.

O Brasil seguiu pressionando e perdeu duas chances claras de gol, com Claudinho e Matheus Cunha. Aos 21 minutos, a Seleção Brasileira ampliou. Bruno Guimarães lançou o lateral Guilherme Arana. Na linha de fundo, cruzou na cabeça de Richarlison, que marcou um belo gol. O segundo dele na partida.

Mais gols do Brasil. E da Alemanha

Em busca de diminuir o placar, Alemanha foi pra cima do Brasil. Porém, a diferença só aumentou. Em contra-ataque, Matheus Cunha pegou a bola no meio de campo, avançou e abriu para Richarlison, do lado esquerdo do ataque, que dominou, ajeitou a bola e bateu cruzado, de chapa, bem no canto do gol de Müller. Foi o terceiro gol do camisa 10 na partida. É a primeira vez que um brasileiro marca um hat-trick na abertura dos Jogos Olímpicos.

A partida apresentou muita dinâmica do quarteto ofensivo do Brasil, com movimentações rápidas de Antony e Claudinho a partir dos lados. Na frente, Richarlison e Cunha fizeram uma dupla agressiva. Além deles, Bruno Guimarães e Douglas Luiz tomaram conta do meio-campo organizando o jogo de trás, com ótimos passes.

Aos 45 minutos da etapa inicial, Daniel Alves cruzou na área, Matheus Cunha cabeceou, a bola bateu no braço do lateral direito alemão Henrichs e o árbitro assinalou penalidade para o Brasil. O próprio atacante brasileiro foi para a bola, bateu firme no canto, mas o goleiro Müller se esticou para fazer uma bela defesa.

Susto no final

O segundo tempo começou com o Brasil buscando o quarto gol, que continuava atacando, mas com menos agressividade. Aos 11 minutos, a Alemanha diminuiu. O atacante alemão Ritcher arriscou chute de fora da área, a bola explodiu em Nino. Na sobra, o meia Amiri bateu mascado de primeira, a bola quicou e enganou o goleiro Santos: 3 a 1.

Minutos depois, aos 16, os alemães ficaram com um jogador a menos. O volante Arnold levou o segundo amarelo, por falta em Daniel Alves, e acabou expulso. A partida esfriou e o Brasil parou de criar novas chances de gol, controlando a bola no campo de defesa.

Sem matar o jogo, o Brasil tomou um susto aos 38 minutos. A Alemanha cobrou falta curta no meio de campo e abriu a bola na ponta esquerda. Após cruzamento, o atacante Ache, que entrou no segundo tempo, cabeceou firme e diminuiu o placar para 3 a 2.

A Alemanha, apesar do gol, não conseguiu ensaiar uma pressão. Com controle de jogo, a equipe brasileira liquidou a partida aos 49 minutos da etapa final. O atacante Paulinho, que entrou no jogo, recebeu dentro da área, cortou para a perna direita e mandou uma bomba, sem chance de defesa para o goleiro Müller.

Este foi o sexto confronto entre Brasil e Alemanha na história do torneio olímpico de futebol masculino. O equilíbrio entre as duas seleções se reflete até mesmo nos resultados, que apresentam ligeira vantagem para o Brasil. Agora, em seis jogos, foram três empates, duas vitórias para a seleção brasileira e outra para os alemães.

O jornalista André Rossi comenta os destaques das Olimpíadas toda manhã, diariamente no Jornal Brasil AtualAcompanhe.