arquibancada

Gaviões da Fiel diz que associados eleitores do Bolsonaro ‘podem se retirar’ da torcida

Presidente da organizada do Corinthians, que conta com 112 mil sócios, diz que apoio ao candidato de extrema-direita vai contra a luta por democracia que marca o passado da torcida

Daniel Augusto Junior/Agência Corinthians

Gaviões da Fiel participou de movimentos pelas eleições diretas e pela anistia de presos políticos durante a ditadura

São Paulo – Em nota assinada pelo presidente Rodrigo Gonzalez Tapia, o Digão, Gaviões da Fiel – maior torcida organizada do Corinthians – se posicionou contra o candidato Jair Bolsonaro (PSL), afirmando que os associados que sejam apoiadores do presidenciável de extrema-direita vão contra a ideologia e história da própria agremiação. Digão lembra que a torcida foi criada em 1969, durante a ditadura civil-militar. “Você sabe que no período da nossa fundação tínhamos como principal objetivo derrubar um ditador dentro do nosso clube? Você sabe que os nossos fundadores sofreram muita opressão por levantar a bandeira em favor da democracia e dos direitos do povo?”, questiona.

Atualmente, a Gaviões conta com 112 mil associados. De acordo com o presidente, apesar de a entidade abrigar associados “de diversas classes sociais”, a luta continua. “Somos uma torcida que defende os direitos do nosso povo. Não podemos deixar que o nosso maior representante seja contra nós e tudo aquilo que lutamos”, acrescenta.

O presidente da torcida sugere até que os associados apoiadores de Bolsonaro saiam da torcida. “Vocês que apoiam um cara que vai contra todas as nossas ideias e jogam no lixo o nosso passado de muitas lutas, por favor, repensem sobre sua caminhada dentro da torcida. Se está na Gaviões por interesse pessoal, se retire. Pode passar lá no vip e assinar a carta de saída”, diz.

A Gaviões da Fiel participou ativamente de mobilizações sociais ligadas à democracia, como pelo direito de votar para presidente (Diretas Já), pela anistia de presos e exilados políticos da ditadura civil-militar, por uma gestão democrática dos clubes de futebol e contra o monopólio das coberturas esportiva em TV aberta pela Rede Globo. Mais recentemente, a organizada corintiana ergueu faixas no estádio que cobravam apuração e punição para os responsáveis por desvios relacionados ao chamado “escândalo da merenda escolar”. O caso envolve o candidato à Presidência Geraldo Alckmin (PSDB),

Leia a íntegra da nota da Gaviões:

GAVIÃO NÃO VOTA EM BOLSONARO

Rapaziada é o seguinte… não queria entrar no debate de política, mas o que estou acompanhando nas nossas redes sociais, de Gavião apoiar Bolsonaro – fez eu vir aqui pra passar um papo reto pra vocês… vocês aceitando ou não, eu como presidente dos Gaviões, tenho que passar o que a gente carrega na nossa ideologia dentro desses quase 50 anos de história.

Você que é associado dos Gaviões, sabe da história da sua Torcida? Você sabe que na nossa fundação, em 1969, vivíamos em plena Ditadura Militar? Você sabe que no período da nossa fundação tínhamos como principal objetivo derrubar um ditador dentro do nosso clube? Você sabe que os nossos fundadores sofreram muita opressão por levantar a bandeira em favor da democracia e dos direitos do povo?

Sei que hoje nos Gaviões da Fiel, uma torcida com mais de 112 mil sócios, tem sócios de diversas classes sociais, da hora, cada um fez por onde pra chegar onde está… só que é o seguinte rapaziada, vocês que apoiam um cara que vai contra todas as nossas ideias e joga no lixo o nosso passado de muitas lutas, por favor, se forem seguir apoiando esse cara, repense sobre sua caminhada dentro da Torcida. Ou seja, se está no Gaviões por interesses pessoais, status, para ostentar apenas uma camisa ou se beneficiar atrás de ingresso e pagar nas redes sociais que faz parte da maior torcida do Brasil, por favor, se retirem. Pode passar lá no Vip e assinar a carta de saída.

Somos uma torcida que defende os direitos do nosso povo e não podemos deixar que o nosso maior representante seja contra nós e contra tudo aquilo que lutamos.

Digão – Presidente
GAVIÕES DA FIEL TORCIDA