Bom senso

Manifestantes ocupam CBF em ato simbólico para revisão do futebol no país

Contra a 'maior crise da história da CBF', atletas, ex-jogadores, técnicos e torcedores realizam ato em frente à confederação

reprodução/twitter

Raí, ao lado de Paulo Autuori, lê o manifesto do movimento Ocupa CBF

São Paulo – Após manifesto assinado por 130 personalidades de diversas áreas, manifestantes realizaram ontem (15) o “Ocupa CBF”. Convocado pelos líderes do Bom Senso FC, o ato contou com a presença ex-atletas como Raí, Alex, Djalminha, Jorginho, Sorín e o treinador Paulo Autuori.

O movimento reivindica novas eleições com um sistema mais democrático na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), além da renúncia do presidente licenciado, Marco Polo Del Nero, e de toda a diretoria. Entre os apoiadores do movimento, sem vínculo direto com o futebol, estão Marcelo Tas, Gregório Duvivier e Chico Buarque.

A troca da diretoria foi defendida no ato por Djalminha, que citou as denúncias contra os três últimos presidentes da CBF como prejudicial ao futebol no país. “Essas pessoas, se têm culpa ou não, já denegriram em muito o futebol brasileiro”, afirmou. Sorín, ex-atleta e comentarista de futebol, que chegou a atuar pelo clube mineiro Cruzeiro, disse que o manifesto pode ser copiado para outros países da América Latina.

“É por isso que também estou aqui. Qualquer manifestação que tenha a ver com jogadores latino-americanos, que tenha a ver com tentar quebrar o sistema e as estruturas que não deixam chegar a voz dos jogadores, dos treinadores e do povo, também vou apoiar. Achei muito legal essa iniciativa”, disse Sorín, que é argentino. Para ele, todas as confederações do continente devem abrir informações a todos.

A ocupação simbólica contra o que o movimento chama de “a maior crise da história da CBF”, ocorreu em frente à sede da confederação, na Avenida Luiz Carlos Prestes, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.

Leia também

Últimas notícias