23 de abril

No Dia Nacional do Choro, a vida e a obra de Pixinguinha na Rádio Brasil Atual

Ouça a edição especial do programa 'Clube do Choro', da Rádio Brasil Atual, em homenagem a esse gênio da música popular brasileira

Acervo Pixinguinha/IMS

Ao centro, de saxofone, Pixinguinha e os Oito Batutas: grupo se apresentou pela primeira vez no dia 7 de abril de 1919, no Cine Palais, Rio de Janeiro

São Paulo – Conforme certidão de batismo da Igreja Matriz de Sant’Ana, localizado no centro da cidade do Rio de Janeiro, Alfredo da Rocha Vianna Filho nasceu no dia 23 de abril de 1897. Para o Brasil e o mundo da música, Alfredo se eternizou como Pixinguinha, e seu dia de nascimento marca o Dia Nacional do Choro. Para lembrar a data, o programa Clube do Choro do último domingo (20) homenageou o grande instrumentista, compositor, maestro e arranjador brasileiro.

Produzido e apresentado por Gustavo Simão, mais conhecido como Guta do Pandeiro, o programa apresenta composições e gravações raras de Pixinguinha e parceiros realizadas nos anos de 1920, 1930 e 1940, como, por exemplo, a música Lá Ré, de Pixinguinha e os Oito Batutas, uma polca gravada na Argentina, em 1923.

Ouça o programa especial na íntegra

Vida e obra

Em 2017, para marcar os 120 anos do nascimento de Pixinguinha, o Instituto Moreira Salles (IMS) lançou o site www.pixinguinha.com.br, que reúne todo o acervo do músico, composto por documentos e objetos pessoais, fotografias, partituras manuscritas de suas composições e arranjos, além de uma farta discografia disponível para audição on-line.

Entre os destaques do site, está o Catálogo Crítico de Obras de Pixinguinha, resultado da pesquisa que Pedro Aragão e José Silas Xavier fizeram não apenas no acervo do IMS, mas também no Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, no Instituto Jacob do Bandolim e no Instituto Casa do Choro, entre outras entidades parceiras.

O site também oferece na íntegra o documentário Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba, que recupera o material de um show que ficou “perdido” por 50 anos. Filmado por Thomaz Farkas em abril de 1954 e lançado em 2007, o curta-metragem apresenta o espetáculo de Pixinguinha que celebrava o IV Centenário de São Paulo no Parque do Ibirapuera.

Ao todo, mais de 9 mil peças podem ser visitadas no site, entre elas, dois choros inéditos: Cai no Mangue e É Mágoa que Elas Têm, compostas por Pixinguinha em 1931 e nunca lançadas comercialmente.