No MIS

Mostra sobre Stanley Kubrick celebra obra do diretor de ‘Laranja Mecânica’ e ‘2001’

Exibição de '2001: Uma Odisseia no Espaço' será antecedida de debate. No encerramento, 'O Iluminado' terá sonorização ao vivo

Reprodução

2001: Uma Odisseia no Espaço terá debate e exposição de cartazes inspirados na obra

São Paulo – A partir desta terça-feira (24), o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS) promove programação especial sobre o diretor de cinema norte-americano Stanley Kubrick, que ficou famoso por filmes como Laranja Mecânica, Spartacus, Nascido Para Matar, O Iluminado, entre outros clássicos. A mostra Kubrick 90 anos marca o aniversário do diretor – 26 de julho –, morto em 1999, aos 70 anos. 

Comemorando também os 50 anos do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço, marco da ficção científica produzido em 1968, o MIS traz uma exposição de 10 cartazes criados por Fernando Tucunduva, que conservou a proporção 4:9 do conhecido monolito preto que, junto com o supercomputador HAL 9000, são símbolos do filme, uma adaptação do romance de Arthur C. Clarke. 

Na sexta-feira (27), antes da exibição do filme, haverá debate com o jornalista e professor de escrita criativa Ronaldo Bressane e o repórter especial do jornal Folha de S.Paulo Ivan Finotti, que comentam o livro homônimo ao filme do escritor inglês Michael Benson. 

Até domingo (29), serão exibidas 10 obras do diretor (programação completa aqui). O encerramento fica por conta da sessão especial de O Iluminado sonorizado ao vivo pela banda VRUUM.