Ótica marxista

Livro lança novo olhar sobre teoria do Estado

Para o filósofo esloveno Slavoj Žižek, obra é a mais importante do pensamento marxista das últimas décadas

Blog da Editora Boitempo

São Paulo – Ocorre no sábado (18), em São Paulo, o debate de lançamento do livro Estado e Forma Política, do jurista e filósofo do direito Alysson Leandro Mascaro. O livro, da Editora Boitempo, traz na quarta capa texto do filósofo esloveno Slavoj Žižek que o considerou “simplesmente a obra mais importante do pensamento político marxista das últimas décadas”. Após o debate, haverá sessão de autógrafos.

Mascaro defende a redefinição do Estado e da política a partir de uma ótica marxista, que se dá com base nas categorias da mercadoria, do valor e das formas sociais capitalistas. A forma política é compreendida pelo autor como derivação da forma mercadoria que se instaura no capitalismo.

Temas da política contemporânea também são abordados por Mascaro, como o sistema internacional de Estados, os debates da regulação econômica e as crises do capitalismo. O debate será na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, no centro da cidade, à rua São Bento, 413, às 10h30.

Mascaro é professor da Direito da USP e do Mackenzie, autor de Filosofia do direito e introdução ao estudo do direito, pela Editora Atlas, e Utopia e direito: Ernst Bloch e a ontologia jurídica da utopia, pela Editora Quartier Latin, e foi o prefaciador da edição brasileira de Em defesa das causas perdidas, de Slavoj Žižek, também publicado pela Boitempo.