Problemas

TSE registra falhas técnicas em mais de 3 mil urnas eletrônicas em todo o país

Rio de Janeiro é o estado com mais urnas substituídas, o Rio de Janeiro (517), seguido de São Paulo (333), Rio Grande do Sul (254), Paraná (252), Ceará (214) e Sergipe (186).

Marcelo Carvalho/ABr

De acordo com o TSE, número de urnas defeituosas é menor do que o da última eleição presidencial, em 2010

São Paulo – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) substituiu 3.122 eletrônicas até o começo da tarde de hoje (5) por problemas técnicos. Segundo o terceiro boletim de ocorrências divulgado há pouco pelo tribunal, são 429 mil urnas usadas no pleito de hoje e o número de equipamentos trocados corresponde a 0,72% do total, já igual ao da eleição de 2010.

De acordo com o TSE, o Rio de Janeiro (517), seguido de São Paulo (333), Rio Grande do Sul (254), Paraná (252), Ceará (214) e Sergipe (186) são os estados com mais trocas.

Os problemas foram minimizados pelo presidente do TSE, ministro Dias Toffoli. Segundo ele, os casos são comuns e fazem parte de um processo de aprendizagem dos eleitores. Até o momento não foram registrados problemas na votação em trânsito de brasileiros votando em 89 países.

As fotos de eleitores na cabine de votação, feitas com o próprio celular (as chamadas selfies), preocupam o TSE pela possibilidade de coação para votar em algum candidato, usando deste artifício para comprovar o voto. “Selfie é muito mais a vaidade humana do que qualquer outra coisa. Mas vamos avaliar e ver maneiras de se fazer um melhor controle”, disse Toffoli.

O ministro Toffoli minimizou também a demora na votação com o sistema biométrico. “Isso faz parte de um processo de aprendizagem dos eleitores, mas com certeza até as 17h todos terão votado com tranquilidade. Pode até haver uma formação maior de filas em uma ou outra seção, mas são casos isolados”, ressaltou.