Unicamp abre Inscrições para vestibular 2013 da nesta segunda

São Paulo – As inscrições para o vestibular 2013 da Universidade de Campinas (Unicamp) serão abertas na próxima segunda-feira (20). A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) informa […]

São Paulo – As inscrições para o vestibular 2013 da Universidade de Campinas (Unicamp) serão abertas na próxima segunda-feira (20). A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) informa que as inscrições vão até o dia 14 de setembro e só poderão ser feitas via internet, na página da comissão. A primeira fase das provas será realizada em 11 de novembro de 2012 e a segunda fase nos dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2013. O vestibular oferece 3.444 vagas em 68 cursos na Unicamp e outros dois cursos na Faculdade Pública de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto.

A taxa de inscrição para o vestibular será de R$ 135. Os candidatos contemplados com isenção do pagamento da taxa vão receber um e-mail contendo um código para ser utilizado no processo de inscrição, a partir de 17 de agosto. Caso isso não ocorra, podem consultar o código no site da Comvest. Os vestibulandos isentos devem fazer a inscrição normalmente. Este ano foram beneficiados com isenções 4613 candidatos. O Manual do Candidato, com as orientações gerais para os vestibulandos, estará disponível, para impressão ou download, na página da Comissão a partir do início das inscrições.

Ao se inscrever, o candidato que cursou todo o ensino médio na rede pública pode optar por participar do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), que concede ao ex-aluno 30 pontos a mais na nota final da segunda fase. Àqueles autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que também tenham cursado o ensino médio em escolas públicas, será concedido, além dos 30 pontos adicionais, mais dez pontos de acréscimo à nota final.

A Comvest cancelou a proposta de uma prova de habilidades instrumentais para o curso de música da Unicamp. Nessa avaliação seria preciso gravar e enviar um vídeo demonstrando a habilidade com instrumento. A Comissão considerou que não haveria tempo para produção de um material de qualidade, o que poderia prejudicar muitos alunos. Será mantida a prova presencial de habilidades específicas, após a segunda fase do vestibular, entre os dias 21 a 24 de janeiro. O detalhamento dessa prova estará disponível no Manual do Candidato.

A prova do vestibular manterá o modelo do ano passado. Na primeira fase será realizada a prova de conhecimentos gerais, com 48 questões de múltipla escolha, e a redação. A segunda fase, vai ser feita em três dias consecutivos, com as provas de língua portuguesa, de literaturas da língua portuguesa e de matemática no primeiro dia. As provas de ciências humanas e artes e a de língua inglesa no segundo dia. O processo será encerrando com a prova de ciências da natureza.