Reitor da Unesp é indicado de Alckmin para Secretaria de Educação de SP

Governador eleito indicou outros dois titulares de sua gestão

São Paulo – O governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), confirmou nesta sexta-feira (17) a indicação de Herman Voorwald, atual reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), como futuro secretário da Educaçãoo. O titular da pasta terá como missões contornar as críticas enfrentadas pelo ensino público estadual em função do modelo de progressão continuada adotado – considerado “aprovação automática” por seus críticos.

Ele substitui Paulo Renato Souza, mantido por José Serra e Alberto Goldman desde 2007. Doutor em engenharia mecânica, Voorwald é professor da faculdade da área em Guaratinguetá (SP), no Vale do Paraíba. Aos 55 anos, é desde janeiro de 2009 reitor da Unesp.

Outro desafio será melhorar a relação com os professores do ensino oficial. Em março deste ano, o sindicato da categoria (Apeoesp) promoveu uma paralisação de três semanas, durante as quais houve seguidos protestos e até ação repressiva da polícia, em manifestação em frente ao Palácio dos Bandeirantes.

Entre as principais demandas dos docentes, estão mudanças no regime de atribuição de aulas para professores temporários, promoção de concursos para efetivar o quadro de professores, além de melhores salários – sem a adoção do modelo de remuneração por mérito limitado a uma parcela minoritária.

 Habitação e Justiça

Alckmin anunciou outros dois membros de sua gestão. Na Habitação, assume o deputado federal Sílvio Torres (PSDB). Eloísa Arruda, da Escola Superior de Magistratura, deve assumir a Secretaria de Justiça. As confirmações foram feitas pelo perfil do tucano no Twitter.

A permanência dos secretários da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, e da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, havia sido confirmada nesta semana. Fica na dos Direitos da Pessoa com Deficiência Linamara Rizzo Battistella, médica fisiatra e professora da Universidade de São Paulo (USP).

Na Fazenda, Andrea Calabi deve assumir. Ele foi presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco do Brasil na gestão Fernando Henrique Cardoso.

O ex-prefeito de São José dos Campos e deputado federal eleito Emanuel Fernandes será secretário de Planejamento. O vice-governador eleito, Guilherme Afif Domingos, deve acumular a de Desenvolvimento. Os ex-secretários Saulo de Castro Abreu e Jurandir Fernandes vão para Transportes e Transportes Metropolitanos, respectivamente.

O ex-presidente da Assembleia Legislativa Sidney Beraldo foi escolhido para a Casa Civil. O corregedor da Polícia Militar, Admir Gervásio, vai para a Casa Militar. Giovanni Guido Cerri, diretor da Faculdade de Medicina da USP, ficará na Saúde.