SP e RS ficam fora de programa nacional de alfabetização de jovens e adultos

Com união de esforços das três esferas de governo, 1,9 milhão de pessoas serão atendidas neste ano

País tem 14 milhões de analfabetos com 15 anos de idade ou mais (Foto: Sxc.hu)

São Paulo – O programa Brasil Alfabetizado, uma parceria do governo federal com estados e municípios, deve atender em 2010 1,9 milhão de pessoas a partir de 15 anos de idade. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 24 Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e 1.500 prefeituras municipais aderiram ao ciclo de 2010. O alvo é a educação de jovens e adultos (EJA), especialmente na alfabetização.

São Paulo, Rio Grande do Sul e Espírito Santo não aderiram ao programa que encerrou as inscrições na semana passada. Em relação ao número de municípios atendidos deve chegar a 3.800, porque cada secretaria de educação atende a uma série de municípios, além daqueles que fizeram a adesão diretamente.

Procurada, a secretaria estadual de Educação de São Paulo não respondeu aos pedidos da reportagem. Mesmo sem a participação do órgão estadual, diversos municípios paulistas fizeram a adesão ao programa diretamente, aponta o MEC. Em 2008, 54 municípios aderiram. Em 2009, 154 e em 2010, 96 cidades de São Paulo vão participar do programa, apesar da ausência da Secretaria Estadual de Educação.

No Espírito Santo, a gerente de Educação, Juventude e Diversidade, da Secretaria Estadual de Educação, Maria do Carmo Starling, afirmou à Rede Brasil Atual, que o estado mantém um programa próprio  de alfabetização de jovens, adultos e idosos, que deve atender 12 mil pessoas, em 78 municípios capixabas, em 2010. O MEC classificou o programa do Espírito Santo de “bastante estruturado” e com “forte vinculação ao EJA”.

  • Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2008, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam que o país tem 14 milhões de analfabetos com 15 anos de idade ou mais.

A secretaria estadual de Educação do Rio Grande do Sul informou que faz parte do programa desde 2008 e continuará o trabalho em conjunto com o governo federal. “A Divisão de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul informou que o Estado aderiu neste ano ao Programa Brasil Alfabetizado. Desde 2008, o Rio Grande do Sul participa do programa, promovido pelo governo Federal”, afirmou a Assessoria de Imprensa do órgão, em nota. O MEC informou que o estado fez parte do ciclo de 2009, que ainda está em funcionamento em vários estados, mas não realizou a adesão ao programa em 2010.

Funcionamento

O ministério repassa recursos aos estados e municípios participantes para capacitação e pagamento de professores, transporte dos alunos para o local das aulas, compra de material pedagógico e alimentação para os alfabetizandos.

Os municípios são responsáveis pela execução do programa de alfabetização, incluindo formação inicial e continuada dos alfabetizadores, coordenadores de turma e tradutores de libras, mobilização do público-alvo, seleção dos alfabetizadores e coordenadores de turma.