Primeiro dia de inscrição do Enem tem média de 600 registros por minuto

São Paulo – As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 começaram hoje (28), às 10h, e vão até 15 de junho. Na primeira meia hora, o […]

São Paulo – As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 começaram hoje (28), às 10h, e vão até 15 de junho. Na primeira meia hora, o site do Enem já tinha mais de 1.500 inscritos e, devido à grande quantidade de acessos, ficou fora do ar em alguns momentos. A média foi de 600 inscrições por minuto do começo do dia até 19 horas, ou seja, foram em torno de 320 mil inscrições.

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, a partir das 13h. O valor da taxa de inscrição é de R$ 35 e pode ser pago até 20 de junho. Alunos de escolas públicas cadastradas no Censo Escolar da Educação Básica e candidatos que declararem baixa renda são isentos da taxa.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou no site do Enem 2012 o passo a passo de como realizar a inscrição. O portal traz ainda informações sobre as datas e horários das provas, instruções detalhadas e imagens que explicam como responder aos questionários. O portal fornece uma ferramenta com a qual é possível acompanhar a inscrição e verificar se o processo foi feito de maneira correta. Para conferir os oito passos básicos da inscrição do Enem clique aqui

A nota do Enem pode ser utilizada para ingressar em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), para  conseguir bolsas em universidades particulares pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), para que tenha acesso a financiamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), e para inscrever-se na seleção do programa Ciência Sem Fronteiras.

As novas regras de correção da redação do Enem começam a valer este ano. Nas provas anteriores, dois corretores avaliavam a redação, que só passava pela correção de um terceiro profissional quando a discrepância entre as duas primeiras notas passava de 300 pontos. Agora, quando essa diferença passar de 200 pontos, a redação já passará pela avaliação de um terceiro corretor.

A regra também é válida para diferenças superiores a 80 pontos em uma ou mais competências exigidas na redação. Caso a diferença das notas permanecer mesmo após a terceira avaliação, será convocada uma banca, formada por três especialistas, que farão a correção final.

A nota  de corte para os alunos que desejam obter o certificado do ensino médio com o Enem, também sofreram alterações. Agora é preciso tirar 450 pontos em cada área de conhecimento específico, 50 pontos a mais do que em 2011. A nota mínima na redação permanece a mesma, 500 pontos.