desocupação

Justiça determina reintegração de posse de escola ocupada por alunos em SP

Juiz deu prazo, na noite de ontem, de 24 horas “para que as pessoas que ali se encontram desocupem o prédio espontaneamente, a partir do que serão coercitivamente retiradas”

Danilo Ramos/RBA

Alunos que ocupam a Escola Estadual Fernão Dias Paes protestam contra o projeto de fechamento de 94 escolas

São Paulo – A Justiça determinou a reintegração de posse da Escola Estadual Fernão Dias Paes, localizada na Rua Pedroso de Moraes, em Pinheiros, na zona oeste da capital, que está ocupada desde o início da manhã de terça-feira (10) por um grupo de 15 estudantes.

O juiz Luis Felipe Ferrari Bedendi, da 5ª Vara de Fazenda Pública, deu um prazo, na noite de ontem, de 24 horas “para que as pessoas que ali se encontram desocupem o prédio espontaneamente, a partir do que serão coercitivamente retiradas”. No despacho, o juiz determina a participação de representantes da Secretaria Estadual de Educação e da Procuradoria-Geral do Estado para acompanhamento das diligências, além de “representante do Conselho Tutelar, já que é possível a participação de crianças e adolescentes no movimento”.

Os alunos que ocupam a Escola Estadual Fernão Dias Paes protestam contra o projeto da secretaria que será implantado no início de 2016. O projeto prevê o fechamento de 94 escolas e a transferência de cerca de 311 mil estudantes para instituições de ensino da região onde moram. O objetivo da reorganização escolar, segundo a secretaria, é segmentar as unidades em três grupos (anos iniciais e finais dos ensinos fundamental e médio), conforme o ciclo escolar.