Novo Fies

Janine anuncia mudanças no Fies após ajuste

Ministro da Educação posta vídeo no Facebook sobre alterações no Fies. Inscrições para o programa começam a partir do dia 13 de julho

Facebook / Divulgação

Segundo o ministro da Educação, programa permanece subsidiado pelo governo

São Paulo – O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, anunciou hoje (26), em vídeo postado no Facebook, a abertura da segunda edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em 2015. O comunicado informa alterações no sistema devido ao panorama de contenção no orçamento da União. As inscrições para o Fies começam em 13 de julho.

O programa continua sendo subsidiado pelo governo federal e disponibilizará 61.500 vagas com restrições. Os juros também sofrem alteração, partindo de 3,4% ao ano para 6,5%, média que ainda permanece abaixo da inflação. “A presidenta Dilma Rousseff fez um esforço especial em conjunto com o Ministério da Educação, o Ministério do Planejamento e o Ministério da Fazenda para abrir estas novas vagas no Fies”, disse o ministro.

As restrições informadas pelo ministro passam por um programa de prioridades na seleção dos contemplados. Inicialmente, os cursos com notas 4 e 5 no índice de qualidade do MEC receberão ênfase. “Isso garante que o país estará financiando cursos que sejam melhores para sua formação”, diz. Outro foco será em cursos de engenharia, saúde e formação de professores.

O direcionamento do Fies estará em regiões com maior déficit educacional. “Será dada prioridade para regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (exceto DF) visando à redução da desigualdade”, diz. No entanto, ele diz que haverá financiamento também nas regiões Sul e Sudeste “É apenas uma questão de prioridade”, completa.