Gestão Alckmin

Alunos ocupam Diretoria de Ensino em Guarulhos por qualidade na educação

Estudantes reivindicam merenda, fim da superlotação de turmas e participação na gestão; outra DE ocupada desde ontem, na zona oeste da capital, segue cercada por viaturas da Polícia Militar

Facebook/O Mal Educado

Com nova tática, estudantes de Guarulhos optam por ocupar DE, e não as escolas

São Paulo – A Diretoria Estadual de Ensino Sul, de Guarulhos, na Grande São Paulo, está ocupada por estudantes desde a manhã de hoje (6). A ocupação, até o momento tranquila, segundo os alunos, é em protesto por falta de merenda, superlotação das salas de aulas, falta de participação na gestão escolar e nas políticas educacionais e contra cortes no financiamento do ensino, que tem levado à falta de materiais.

A manifestação acontece em meio à onda de ocupações de escolas técnicas estaduais, que exigem a CPI da merenda escolar e mais investimentos do governo de Geraldo Alckmin (PSDB).

“Falta merenda na maioria das escolas e as classes estão superlotadas. No ano passado ocupamos escolas contra a reorganização que ia fechar escolas e superlotar classes. E isso está acontecendo mesmo com o fim da reorganização, numa reorganização por debaixo dos panos”, afirma um dos alunos.

“Outra coisa que não podemos aceitar é que os grêmios tenham chapas indicadas pela direção das escolas, e que os alunos que ocuparam escolas no ano passado sejam perseguidos, bem como os professores que apoiaram. Tem diretora que nem deixa esses alunos participarem de chapas.”

Segundo uma aluna na ocupação, faltam desde professores até extintores de incêndio na escola onde estuda. E para completar, há perseguição aos alunos engajados em manifestações pela melhoria do ensino.

“Estamos quase na metade do ano e sem aulas de várias disciplinas. E sem conteúdo, como iríamos fazer uma prova ontem, a do Idesp?”, questiona a aluna. Por essas razões, segundo ela, sua escola boicotou a realização da prova nesta quinta-feira.

O Idesp é uma avaliação do governo do estado usada como indicador de qualidade do ensino. É com base em dados como esse que são pagos os bônus aos professores.

Os alunos da Escola Estadual Fernão Dias Paes, de Pinheiros, a segunda a ser ocupada em 2015, e o Professor Manuel Ciridião Buarque, do Alto da Lapa, também aproveitaram para mandar recados ao governador Alckmin.

Facebook/O Mal Educadoocupa mais.jpg
Alunos de várias escolas aproveitaram a realização do Idesp, nesta semana, para mandar seus recados ao governo

Nova tática

Conforme os estudantes de Guarulhos, há a possibilidade de um encontro entre as lideranças das ocupações neste fim de semana para discutirem os rumos da mobilização. Por enquanto, porém, afirmam que a ocupação de DE pode se tornar uma tática.

“Decidimos ocupar aqui porque várias escolas com problemas estão vinculadas a esta DE. Além disso, avaliamos que essa ocupação trará mais visibilidade por ser uma divisão da Secretaria de Educação e assim não vamos atrapalhar o funcionamento da escola. E nem fazer com que professores e alunos fiquem contra o movimento”, afirmam.

Outra DE ocupada por alunos, com as mesmas reivindicações é a Centro-Oeste, em Perdizes. Embora não tenha sido ainda expedido mandado de reintegração de posse pelo Tribunal de Justiça, o prédio está cercado por viaturas da PM desde o começo da manhã de hoje.

“Os policiais afirmam estar aqui para ‘garantir a segurança’ dos manifestantes que ocupam as dependências do órgão, bem como a calçada. Ninguém pode entrar”, disse o estudante Cauê Borges.

Facebook/O Mal EducadoDE.jpg
Mesmo sem mandado de reintegração, PM cerca Diretoria de Ensino na região de Perdizes, na capital