"Virada" pedagógica

Cem anos de Paulo Freire tem filmes, exposições, debates, shows e homenagens

Filmes inéditos sobre o educador, um deles na TVT, e série de eventos de profissionais na educação marcam celebrações. Alceu Valença faz show comemorativo neste domingo, às 18h

Maurício Novaes/Divulgação/Itaú Cultura
Maurício Novaes/Divulgação/Itaú Cultura
Livros com mensagem inspirada na obra de Paulo Freire estão sendo rejeitados e até queimados

São Paulo – O educador e filósofo Paulo Freire, que completaria 100 anos neste 19 de setembro, será lembrado em diversos eventos por todo o país. A programação celebra o legado de um dos pensadores mais importantes da história da pedagogia brasileira e mundial.

Já no começo semana, o nome de Paulo Freire foi destaque em premiações ao lado do também centenário dom Paulo Evaristo Arns. O cardeal e o educador estão no documentário “Dois Paulos na Pauliceia”. O filme, com lançamento neste sábado (18), trata do encontro desses dois grandes mestres na cidade de São Paulo. Dirigido por Carlos Pronzato e produzida por Paulo Pedrini, o documentário estará disponível a partir das 19h, no canal do Youtube do diretor.

Também neste sábado, às 19h, a TVT (canal 44.1 na Grande São Paulo e emissoras educativas parceiras pelo Brasil) exibe o documentário inédito Encontrando Paulo Freire. O longa produzido pela TV PUC-SP foi iniciado com o próprio Freire, em 1995, e terá uma edição de 30 minutos apresentada por dois de seus realizadores, Dave Olive e Julio Wainer. Ainda hoje, Paulo Freire será homenageado pela 53ª edição do programa Ocupação Itaú Cultural, que ocorre no prédio da instituição, localizado na Avenida Paulista. Na exposição, que será gratuita e aberta para visitação, serão apresentadas mais de 140 peças do acervo pessoal do patrono da educação brasileira. A mostra ficará em cartaz até 5 de outubro. 

100 anos Paulo Freire

A emissora exibe ainda no domingo, no Cinema Especial das 22h, o documentário Paulo Freire Contemporâneo, dirigido por Toni Venturi.

Justiça proíbe Bolsonaro de atentar contra dignidade de Paulo Freire

Trabalhadores da educação

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Educação (CNTE-CUT) e uma dezena de entidades do movimento educacional brasileiro têm farta programação dedicada aos 100 anos de Paulo Freire. Os eventos, todos virtuais, prometem diversão e cultura popular, além de atos políticos, a partir das 9h do domingo até a tarde da segunda-feira (20). As transmissões serão geradas em Recife, a partir da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), “sede” de uma Plenária Mundial Popular de Educação.

O presidente da CNTE-CUT, Heleno Araújo, abre umas das lives, às 14h. O ato político, pedagógico e cultural terá falas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da viúva de Freire, a educadora Nita Freire. Em outro bloco, serão exibidas breves mensagens sobre os 100 anos de Paulo Freire dos escritores Leonardo Boff e Mário Sérgio Cortella e da ex-prefeita de São Paulo e deputada federal Luiza Erundina (Psol). Em comum, todos conviveram e tiveram suas obras influenciadas por Paulo Freire – que foi secretário de Educação na gestão de Erundina.

100 anos Paulo Freire

Um dos pontos altos da programação será a apresentação de Alceu Valença especialmente para homenagear o papel da educação na vida das pessoas, junto com a comemoração dos 100 anos de Paulo Freire.


Veja a programação completa dos eventos


No domingo, o Senado também prestará homenagem ao centenário de Paulo Freire em sessão especial prevista para às 16h. As condecorações seguem pela terça (21) até o dia 30, com debates promovidos pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em face da 11ª edição do Interculturalidades que terá como tema “Primaverar, viver Freire”

Os assuntos relacionados ao centenário poderão ser localizados também nas redes sociais pela hashtag #PauloFreire100