Resistência

EE João Kopke, no centro, é a primeira escola ocupada na capital paulista

Secundaristas ocupam prédio em manifestação contra a Medida Provisória (MP) 746, que fragmenta e reduz o currículo do ensino médio, e a PEC 55, que congela investimentos federais por 20 anos

Jornalistas Livres

Desde que a escola foi ocupada, perto do meio-dia, policiais tentaram entrar duas vezes, segundo os secundaristas

São Paulo – A Escola Estadual João Kopke, localizada no bairro de Campos Elíseos, na região central da capital paulista, foi ocupada hoje (16), por volta das 11h30. A manifestação dos estudantes, que fecharam o prédio, é contra a Medida Provisória (MP) 746, em tramitação no Congresso, que fragmenta e reduz o currículo do ensino médio, e contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que congela por 20 anos investimentos do governo federal em diversas áreas, inclusive educação e saúde. O colégio é o primeiro a ser ocupado na capital.

De acordo com uma estudante que está na ocupação, a Polícia Militar chegou pouco depois e entrou na escola. Os policiais, porém, saíram depois de conversar com a diretora, que afirmou que tudo havia ocorrido de maneira pacífica.

Ainda de acordo com a aluna, um segundo grupo de policiais voltou à escola, forçou a entrada, dando voz de prisão a um dos estudantes que impediam a entrada, e foram embora.

Os alunos fecharam a escola, que suspendeu as aulas.