ensino público

Campus da Unifesp na zona leste iniciará atividades no primeiro semestre de 2014

Unidade oferecerá inicialmente cursos de extensão universitária. São planejadas graduações de Engenharia nas áreas civil, ambiental, sanitária e de transportes, além de cursos de Arquitetura e Turismo

Creative Commons

Terreno em que funcionará a nova unidade da Unifesp, na zona leste de São Paulo

São Paulo – O campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em Itaquera, na zona leste de São Paulo, será inaugurado no primeiro semestre de 2014, segundo promessa feita hoje (20) pelo Ministério da Educação e pela prefeitura da capital. Segundo a reitora da Unifesp, Soraya Soubhi Smaili, a nova unidade terá graduações como Engenharia de Transportes, Civil, Ambiental, Sanitária, Arquitetura e Urbanismo e Turismo, voltadas para o tema Cidades.

O prefeito Fernando Haddad (PT) argumentou hoje (20), no lançamento da Frente de Prefeitos para o Desenvolvimento da Unifesp, sobre a importância dos cursos noturnos que serão oferecidos pela unidade da zona leste. Durante o evento, os prefeitos de Diadema, Embu das Artes, Guarulhos, Osasco, Santos, São José dos Campos e da capital se juntaram para formar um grupo que vai debater as atividades em cidades que têm campi da universidade federal.

“Se eu era entusiasta como ministro, como prefeito sou ainda mais porque os quatro milhões de moradores da zona leste estão há anos esperando que esse campus se transforme em realidade. Oferecer cursos noturnos, com áreas que permitam ao jovem trabalhador pensar e transcender a sua realidade material do dia a dia para se pensar em um futuro diferenciado pode ser uma grande coisa para a cidade de São Paulo”, disse, ao reforçar que o campus integrará à universidade pública os paulistanos que vivem no local, segundo texto publicado na página da prefeitura.

O encontro para estimular os investimentos públicos e a consolidação da universidade reuniu, além de Soraya e Haddad, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e o senador Eduardo Suplicy.

Para Mercadante, a expansão da Unifesp é parte de um processo de inclusão dos estudantes no ensino superior, que conta com 1,78 milhão de alunos no estado São Paulo. Entretanto, somente 278.000 estudam em universidades públicas. Ele destacou que o número é reflexo do baixo envolvimento do setor público no ensino no estado.

O secretário da Educação ressaltou, porém, que o ensino público cresceu 161% nos últimos dez anos. Até 2012 foram 7 milhões de estudantes matriculados em universidades federais e estaduais brasileiras. “Só na Unifesp o investimento feito foi de R$ 350 milhões. O ensino superior público é o melhor do Brasil. Somos um dos poucos países que fazem uma avaliação rigorosa dos docentes e vamos continuar aumentando o rigor”, afirmou à Agência Brasil.