Fuvest testa 146 mil candidatos em prova da primeira fase neste domingo

São Paulo – Cerca de 146 mil candidatos fazem neste domingo (27),  a partir das 13h, as provas da primeira fase do vestibular da Fuvest, em São Paulo. O exame […]

São Paulo – Cerca de 146 mil candidatos fazem neste domingo (27),  a partir das 13h, as provas da primeira fase do vestibular da Fuvest, em São Paulo. O exame seleciona estudantes para as quase 11 mil vagas em cursos da Universidade de São Paulo (USP) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa.

Ao todo, são 146.885 candidatos inscritos, 10,47% a mais que no ano passado, o que faz dele o maior vestibular do país. A prova será realizada em 61 endereços na região metropolitana da capital e 53 no interior do Estado, totalizando 114 locais.

A primeira fase do vestibular da Fuvest acontece num domingo que promete problemas para os estudantes e familiares que o acompanharem. A capital paulista sedia, a partir das 14h, o GP Brasil de automobilismo, no autódromo de Interlagos (zona sul), além da partida de futebol entre São Paulo e Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro, às 17h, no estádio do Pacaembu (centro) – ambos os eventos devem complicar o trânsito nas imediações. Além disso, a metereologia prevê pancadas de chuva à tarde.

O exame terá 90 questões de múltipla escolha. A Fuvest alerta aos candidatos que devem levar um documento de identidade, caneta esferográfica (azul ou preta), lápis nº 2 e borracha. E que nos locais de prova serão proibidos o uso de equipamentos de telecomunicação, como celulares.

Mudanças

A partir deste ano, a nota obtida na primeira fase do exame contará pontos na avaliação final do candidato – antes, era apenas eliminatória.

Além disso, a nota mínima para se classificar à segunda fase subiu para 27 pontos (era de 22). Também houve alterações na relação candidato/vaga a serem classificados com base nos resultados das provas deste domingo. Nas carreiras mais concorridas, diminuiu de três para dois concorrentes por vaga disponível – casos de Medicina e Engenharia, por exemplo. Nas demais, continuam sendo de três candidatos por vaga. A ideia, segundo a fundação, é que o aluno busque se qualificar melhor para enfrentar a concorrência mais acirrada na primeira fase.

Clique aqui para consultar a relação candidato/vaga de cada curso.

Segunda fase

A lista de convocados classificados para seguir adiante no vestibular da Fuvest será conhecida no dia 19 de dezembro. As provas da segunda fase serão aplicadas entre os dias 8 e 10 de janeiro.