Varejo

Vendas no comércio varejista crescem em outubro

Na comparação com igual mês de 2013, seis das oito atividades pesquisadas têm alta, segundo o IBGE. No acumulado do ano, volume cresce 2,5% e receita, 8,9%

Paulo Pinto/Fotos Públicas

Rua 25 de Março, centro de São Paulo: tecidos, vestuário e calçados com alta de 2% sobre mês anterior

São Paulo – As vendas no comércio varejista tiveram ritmo um pouco maior em outubro, segundo pesquisa divulgada hoje (12) pelo IBGE. Depois de crescer 0,4% de agosto para setembro, a alta foi de 1%. Na comparação com outubro do ano passado, o volume de vendas aumentou 1,8%, enquanto a receita subiu 7,9%. No acumulado deste ano, o volume cresce 2,5% e a receita, 8,9%. Em 12 meses, essas altas são de 3,1% e 9,4%, respectivamente.

Em relação ao mês anterior, nove de dez atividades tiveram variação positiva. Os destaques foram veículos e motos, partes e peças (4,3%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,5%), tecidos, vestuário e calçados (2%) e material de construção (1,4%). O setor de hipermercados e supermercados, que inclui produtos de alimentação, subiu 1,3%. A única queda foi do segmento de livros, jornais, revistas e papelaria (-0,9%).

Na comparação com outubro de 2013, seis de oito atividades pesquisadas tiveram resultado positivo. O segmentos de artigos farmacêuticos e médicos, que inclui perfumaria e cosméticos, teve alta de 9,8%. O de hipermercados também cresceu 1,3%. “Apesar dos preços dos alimentos se encontrarem acima do índice geral no período de 12 meses, o desempenho positivo deste setor foi influenciado pelo aumento do poder de compra da população, decorrente do crescimento da massa de rendimento e diminuição da taxa de desocupação”, diz o IBGE. Essa atividade têm alta de 1,8% no ano e de 2,2% em 12 meses.

As duas variações negativas nessa base de comparação foram dos setores de móveis e eletrodomésticos (-1,8%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-13,5%).