IBGE

Vendas no comércio varejista estacionam em fevereiro

Variação foi de -0,1% em relação ao mês anterior, mesmo com resultados positivos em seis das dez atividades pesquisadas. Movimento em supermercados tem retração

São Paulo – O volume de vendas no comércio varejista variou -0,1% de janeiro para fevereiro, segundo informou hoje (14) o IBGE. Em receita, houve expansão de 0,7%, na segunda alta seguida. Na comparação com fevereiro do ano passado, o volume caiu 3,1% e a receita subiu 3,6%. No primeiro bimestre, as variações foram de -1,2% e 3,6%, respectivamente. No acumulado em 12 meses, o desempenho é positivo: o IBGE registra crescimento de 0,9% no volume e de 7,2% na receita.

No mês, apesar do resultado de -0,1%, o instituto apurou dados positivos em seis das dez atividades pesquisadas, como livros, jornais, revistas e papelaria 1%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,8%). As vendas caíram 0,2% em hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo e 3,5% em veículos e motos, partes e peças.

Em relação a fevereiro de 2014, de oito atividades, cinco tiveram resultado negativo, com destaque para móveis/eletrodomésticos e combustíveis/lubrificantes (ambos com queda de 10,4%) e hipermercados e supermercados (-1,8%). Tiveram alta os segmentos de artigos farmacêuticos (3,2%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (8,4%).

Segundo o IBGE, a queda no setor de móveis e eletrodomésticos, que teve o maior impacto negativo na taxa geral, pode ser atribuída à retirada gradual de incentivos fiscais (redução do IPI) nos produtos da linha branca, além do menor ritmo de crescimento do crédito. Para a retração no setor de hipermercados e supermercados, o instituto ressalta o crescimento acima da média dos preços de alimentação no domicílio, somado ao menor poder de compra da população.