Apuração

Previc suspende retirada de patrocínio do fundo de aposentadoria Banesprev

Decisão veio após denúncias protocoladas na autarquia de irregularidades praticadas pelos gestores do fundo, indicados pelo Banco Santander

Afubesp
Afubesp
Campanha da Afubesp pede mobilização contra irregularidades que prejudicam os segurados

São Paulo – A Superintendência Nacional de Previdência Suplementar (Previc) suspendeu os processos de retirada de patrocínio e transferência de gestão dos planos do Fundo Banespa de Seguridade Social (Banesprev). A medida será mantida até que sejam apuradas as várias denúncias protocoladas na autarquia. O órgão também informou que os processos dependem de decisão favorável da assembleia de participantes, portanto, estão em desacordo com o estatuto vigente de 2015.

Para a secretária de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Rita Berlofa, “considerando o grande número de irregularidades praticadas pelos gestores do Fundo, indicados pelo Banco Santander, a decisão da Previc foi acertada, afinal, ela é o órgão fiscalizador”.

Para o vice-presidente da Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa Banesprev e Cabesp (Afubesp) e conselheiro deliberativo eleito do Banesprev, Walter Oliveira, “desde o início deste processo, a Afubesp e as entidades sindicais sempre alertaram que seriam esgotadas todas as alternativas administrativas e que o poder judiciário será sempre a última alternativa. As primeiras audiências e denúncias sobre os temas começaram no governo de transição e em seguida com a nova direção da Previc”. Oliveira complementa que “esta importante vitória só foi possível devido à mudança drástica de comando do país”.

Prazo de 60 dias

Na decisão, a Previc também solicitou que, em 60 dias, o Banesprev apresente a decisão favorável da assembleia de participantes com relação aos temas de transferência de gerenciamento e retirada de patrocínio para prosseguimento dos pleitos.

Leia também: Fundos de pensão vão atuar para o país voltar a criar emprego e renda, afirma novo diretor da Previc

A Previc relata que tomou ciência das irregularidades cometidas pelo fundo pelo processo nº 44011.002543/2023-11, aberto após formalização de denúncia efetivada na Previc no dia 4 de abril de 2023, pela Afubesp, Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Contraf-CUT, Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb-SP/MS) e Associação Nacional dos Participante de Fundos de Pensão e dos Beneficiários de Saúde Suplementar de Autogestão (Anapar).

Fonte: Afubesp