Retomada

Ministro dos Transportes, Renan Filho anuncia ampliação da malha ferroviária de carga

Pasta recriada por Lula apresentará em breve plano de ação dos primeiros 100 dias, com destaque também para recuperação das rodovias

Marcelo Camargo/Abr
Marcelo Camargo/Abr
O ministro dos Transportes, Renan Filho, assumiu o cargo em cerimônia simbólica nesta terça-feira (3) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília

São Paulo – Ao assumir o cargo de ministro dos Transportes do novo governo Lula, o senador Renan Filho (MDB-AL afirmou que a prioridade da sua pasta será expandir a malha ferroviária do país, sobretudo para a circulação de produtos industriais e agrícolas. “Com objetivo de trazer mais segurança para motoristas e suas famílias, vamos cada vez mais tirar a carga pesada das rodovias e passá-la para os trilhos”, afirmou.

Ele disse que sua pasta terá uma secretaria para cuidar especificamente da política ferroviária do país. Também prometeu rever o atual marco legal das ferrovias. “Exemplos pelo mundo mostram ser insustentável o transporte contínuo e crescente por via rodoviária, ante a larga produção agrícola e de minérios do Brasil. O caminho para resolver o problema, todos sabemos, é ampliação da malha ferroviária.”

Estradas e rodovias

Renan Filho prometeu também apresentar, no prazo de duas semanas, um plano de ação para os 100 primeiros dias de sua gestão. Ele adiantou que seu plano imediato é retomar obras das rodovias que foram paralisadas no governo anterior e criticou o atual estado da malha rodoviária.

O gestor do ministério recriado por Lula disse ainda que, no curto prazo, devem ser feitas revisões de contratos para destravar obras em rodovias com recursos privados. “Segurança viária será prioridade: salvaremos vidas. Seja duplicando estradas de alta demanda, criando as terceiras faixas, ou aprimorando a sinalização e revitalizando as rodovias”, completou.

O novo ministro citou levantamento recente da Confederação Nacional do Transporte (CNT) segundo o qual 66% da malha rodoviária brasileira encontra-se em condições péssimas, ruins ou com algum problema de circulação. “Estima-se que a recuperação da malha, demandaria R$ 100 bilhões em investimentos”, disse Renan. “Só para ilustrar, a má condição da malha consome, anualmente, 1 bilhão de litros de diesel desnecessariamente”, acrescentou.

Novos caminhos

A cerimônia que deu posse do cargo ao ex-governador de Alagoas ocorreu no auditório do prédio que abrigará a pasta na Esplanada dos Ministérios, na manhã desta terça-feira (3).

O Ministério dos Transportes foi recriado por Lula, que dividiu o extinto Ministério da Infraestrutura em dois: Transportes e Portos e Aeroportos, que será comandado por Márcio França. Surpreendentemente, o ministro da Infraestrutura que encerrou o governo Jair Bolsonaro, Marcelo Sampaio, também participou da posse de Renan Filho.

Assim, passam a ser atribuições do Ministério dos Transportes:

  • a política nacional de transportes ferroviário e rodoviário;
  • a política nacional de trânsito;
  • o desenvolvimento da infraestrutura ferroviária e rodoviária.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) ficará vinculado à pasta e segue sendo a autarquia responsável por obras em rodovias.

Perfil

Renan Filho é economista, ex-governador de Alagoas e filho do senador Renan Calheiros (MDB-AL). Ele se formou em economia e iniciou a carreira política em 2003, quando foi eleito presidente do Centro Acadêmico de Economia na UnB. No ano seguinte, foi eleito prefeito de Murici, aos 25 anos de idade, e reeleito em 2008. Em 2010, elegeu o deputado federal mais votado de Alagoas, com cerca de 140 mil votos.

Foi eleito governador pela primeira vez em 2014, com 52,16% dos votos válidos. Em 2018, foi reeleito com 77,3% dos votos válidos (mais de 1 milhão de votos). Elegeu-se em outubro passado para o Senado.

Com Agência Brasil e g1