Microcrédito entra na pauta da Assembleia Legislativa de São Paulo

Deputado Luiz Cláudio Marcolino (PT) disse que não basta facilitar o crédito; é preciso capacitar e estimular as pessoas

Auditorio recebe bom público para evento que tratou de financiamento para o pequeno empreendedor (Foto: luizclaudiomarcolino.com.br/divugação))

São Paulo – A Assembleia Legislativa de São Paulo organizou hoje (12) um seminário com a finalidade de orientar a população sobre o uso do microcrédito, considerado fundamental para o desenvolvimento econômico. Taxas de juros adequadas e redução da burocracia foram dois pontos debatidos na reunião.

“Devemos ter como perspectiva o crédito orientado, não basta o recurso financeiro sem instrumentalizar, capacitar e estimular o recurso humano”, disse o deputado Luiz Cláudio Marcolino (PT), idealizador do seminário ao lado do também parlamentar Itamar Borges (PMDB). 

Marcolino afirmou que o crédito para habitação foi o impulsionador do setor da construção civil nos últimos anos, incentivado pelo programa Minha Casa Minha Vida. Para ele, esse deveria ser um exemplo para diversas outras modalidades. “Que a partir dessa reunião de trabalho possamos formar e fortalecer políticas públicas consistentes, além de fazer do trabalho local realidade digna às famílias brasileiras”, disse.

Participaram do evento como palestrantes o gerente geral da unidade de sustentabilidade do Banco do Brasil, Rodrigo Nogueira, o diretor executivo do Banco do Povo Paulista, Antônio Mendonça, o gerente executivo do São Paulo – Confia, Ellon Rodrigues, e o diretor de desenvolvimento social da Fundação Banco do Brasil, Eder Mello.

Representantes da Central Única dos Trabalhadores e da Cooperativa de Crédito dos Bancários de São Paulo (Bancredi) também marcaram presença no debate. Ao final das exposições, alguns microempreendedores relataram experiências próprias com foco na economia solidária.