mercado de trabalho

IBGE adota a Pnad e deixa de divulgar pesquisa de emprego

Últimos dados da PME serão anunciados em fevereiro do ano que vem. Levantamento acaba depois de 13 anos

São Paulo – Referência oficial do mercado de trabalho no Brasil, a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) será divulgada pela última vez em março de 2016. O anúncio, que já havia sido feito em meados deste ano, foi confirmado pelo IBGE, que também não fará mais a pesquisa sobre emprego e salário na indústria (Pimes). Os dados sobre o tema ficarão concentrados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.

Com a atual metodologia, a PME é divulgada desde o final de 2002. A mudança, naquele período, interrompeu a série histórica. A pesquisa tem como universo seis regiões metropolitanas (Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo). No dado mais recente, referente a agosto, teve taxa de desemprego de 7,6%, o equivalente a 1,857 milhão de desempregados. A próxima divulgação será feita na próxima quinta-feira (22).

“Cabe informar que os usuários das informações, no governo e na sociedade, que acompanham os trabalhos do IBGE, têm conhecimento da previsão de interrupção dessas pesquisas”, diz o instituto, referindo-se à PME e à Pimes. Ainda de acordo com o IBGE, a extensão da coleta da PME até o início do ano que vem “visa a evitar a descontinuidade de informações”, por ajustes no calendário da Pnad Contínua, que passará a ser a única fonte de informações conjunturais sobre o mercado de trabalho. A Pnad anual também será interrompida.

A Pnad Contínua é divulgada com dados mensais e trimestrais e abrange todo o país. No final de setembro, data da publicação mais recente, mostrou taxa de desemprego de 8,6%, com uma estimativa de 8,622 milhões de desempregados.

Leia também

Últimas notícias