Sistema Privado

Kroton e Anhanguera confirmam fusão e criam gigante da educação, com valor de R$ 22 bi

Com a união das instituições de ensino superior geridas por ambos os grupos, nova empresa já nasce responsável pela educação de 1 milhão de alunos, um sétimo da população universitária brasileira

São Paulo – Os acionistas dos grupos Kroton e Anhanguera aprovaram, na última semana, uma fusão que cria a maior empresa brasileira na área do ensino superior. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão antitruste do governo brasileiro, já havia autorizado a transação em maio. A confirmação do negócio foi o desfecho de uma negociação que durou mais de um ano e cria um grupo com valor de mercado de aproximadamente R$ 22 bilhões, além de quase 1 milhão de alunos matriculados.

O Brasil tem cerca de 2 mil faculdades e universidades particulares de graduação, que reúnem cerca de 5 milhões de alunos; somados os alunos da rede pública, a população universitária brasileira está em torno de 7 milhões de alunos, um sétimo deles estudando em instituições do novo conglomerado, que manterá o nome Kroton.

A decisão dos acionistas se deve, principalmente, às condições que o mercado de educação superior encontra desde a criação do Prouni, em 2004. As bolsas oferecidas pelo programa, que vão do valor integral da mensalidade para os alunos com renda familiar de até 1,5 salário mínimo a bolsas parciais para quem tem renda familiar de até três salários mínimos, representam para o setor privado uma renda fixa, de um pagador com credibilidade e facilmente acionável por meio do Judiciário e de outros mecanismos de controle.

Além disso, o programa fez disparar as matrículas nas entidades privadas. Somente a edição do primeiro semestre de 2014 do Prouni superou o número total de candidatos do ano passado, incluídos os de matrícula no meio do ano, com 1,3 milhão de inscritos.

O recorde anterior era do Prouni de janeiro de 2012, com 1,2 milhão de candidatos. São oferecidas bolsas em 1.116 instituições participantes em 991 municípios. Desde a criação do programa, mais de 1,5 milhão de brasileiros conquistaram o diploma universitário.