Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2012 / 10 / Engenheiro agrônomo é o novo presidente da Embrapa

Engenheiro agrônomo é o novo presidente da Embrapa

por Carolina Gonçalves, da Agência Brasil publicado 10/10/2012 15h54, última modificação 10/10/2012 16h01

Brasília – O pesquisador Maurício Antônio Lopes é o novo presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A nomeação do engenheiro agrônomo foi publicada hoje (10) no Diário Oficial da União. Formado pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, Lopes é pesquisador da empresa desde 1989 e, há dois anos, assumiu a diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa.

Lopes assume o cargo, vago desde o final do mês passado, quando Pedro Antônio Arraes pediu exoneração. Em pouco mais de 20 anos na empresa, Lopes desenvolveu estudos em genética e melhoramento de plantas, foi líder do programa de melhoramento de milho e chefe de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas, Minas Gerais. É apontado também como um dos responsáveis pelo processo de aprimoramento do Sistema Embrapa de Gestão (SEG).

O engenheiro conduziu as atividades do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, em Brasília, e foi articulador internacional da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Coordenador responsável pela implementação do Labex Coreia - programa de cooperação internacional da Embrapa na Ásia, em Suwon, República da Coreia -, Lopes tem mestrado em genética pela Purdue University (Estados Unidos), doutorado em genética molecular pela University of Arizona (Estados Unidos) e pós-doutorado pelo Departamento de Agricultura da FAO-ONU (Roma-Itália).

Maurício Antônio Lopes também foi pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, gerente de agricultura da Kieppe Agropecuária (Bahia) e gerente de território da Purina Alimentos, no Rio de Janeiro.

 

 

registrado em: ,