Em ritmo menor, vendas no comércio crescem pelo terceiro mês seguido

Segundo o IBGE, volume cresce 9% no ano e 7,8% em 12 meses

São Paulo – O volume de vendas no comércio varejista avançou 0,2% de julho para agosto, segundo informou hoje (11) o IBGE. Apesar do volume menor (o crescimento no mês anterior foi de 1,4%), esse é o terceiro mês consecutivo de expansão. A receita nominal aumentou 1%. Na comparação com agosto do ano passado, as vendas cresceram 10,1% e a receita, 13,7%. No ano, esses aumentos foram de 9% e 12%, respectivamente. Em 12 meses, as vendas sobem 7,8% e a receita, 11,4%.

Na comparação com julho, o instituto apurou variação positiva em sete das dez atividades do chamado varejo ampliado, que inclui veículos e motos, partes e peças – esse segmento teve crescimento 7,7%. Também houve expansão em equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (5,3%), material de construção (3,4%) e móveis e eletrodomésticos (2,5%). O setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo recuou 1,1%.

Em relação a agosto de 2011, todas as atividades cresceram, com destaque para hipermercados (8,5%), móveis e eletrodomésticos (16,6%) e combustíveis e lubrificantes (10,1%), entre outros. O segmento de hipermercados e supermercados foi responsável pela maior contribuição (37%) à taxa geral, diz o IBGE. “Mesmo com a principal influência, a atividade continua apresentando desempenho abaixo da média, em função do comportamento dos preços dos alimentos, que cresceram acima do índice geral no período de 12 meses: 8,4% no grupo Alimentação no Domicilio, contra 5,2% da inflação global, segundo o IPCA”, acrescenta o instituto.