Cultura popular

Uma aula de cultura popular brasileira conduzida por Tião e Ana Maria Carvalho

Profundos conhecedores das tradições regionais do país, os irmãos apresentam no 'Hora do Rango' um pouco do show que farão essa semana em São Paulo

Divulgação
Divulgação
Os irmãos Tião e Ana Maria Carvalho vêm ao programa 'Hora do Rango' compartilhar o profundo conhecimento de ambos sobre a cultura popular brasileira

São Paulo — O programa Hora do Rango começa a semana recebendo no estúdio da Rádio Brasil Atual os irmãos e mestres da cultura popular Ana Maria Carvalho e Tião Carvalho. Ela, nascida em Cururupu, no Maranhão, é cantora, compositora, atriz e figurinista, uma artista que cresceu cercada pelas referências das tradições populares maranhenses como o bumba meu boi, tambor de crioula, cacuriá, ciranda, ladainhas do espírito santo e cantigas tradicionais. É integrante do Teatro do Vento Forte e co-fundadora do Grupo Cupuaçu, fundado em 1986.

Em 2017, Ana Maria Carvalho lançou seu primeiro álbum, intitulado Por mim e pelo meu povo, com músicas de cirandas, forró, acalantos, sambas e cantigas de roda tradicionais. Na próxima sexta-feira (19), ela apresenta o show do álbum no Sesc Pompeia, em São Paulo, como parte da segunda edição do projeto “Territórios”.

Tião, por sua vez, é um grande pesquisador dos ritmos brasileiros e foi um dos pioneiros a trazer o forró para São Paulo, com o trabalho das bandas Mafuá e Mexe com Tudo, nos anos 1980. Remanescente de uma família dos quilombos maranhenses, é respeitado como um mestre da cultura popular, conhecedor das danças, cantigas e festividades populares, há mais de 40 anos compartilhando conhecimento sobre a cultura brasileira, seja no país ou no exterior.

No dia seguinte ao show de Ana Maria, Tião Carvalho apresenta o seu espetáculo musical, 40 Anos de Carreira, também no Sesc Pompeia, na zona oeste paulistana. O show apresentará a diversidade musical afro-brasileira com uma mistura de ritmos tradicionais. Toadas de bumba meu boi, cacuriá, tambor de crioula, samba, maracatu e até o reggae compõem o repertório de Tião.

No Hora do Rango, ambos contam um pouco de toda essa riqueza cultura brasileira, com seus ritmos e tradições, além de abordarem a própria carreira, além, é claro, de tocar ao vivo um pouco do que apresentarão em seus shows.

O programa

Hora do Rango, apresentado por Colibri Vitta e premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), recebe ao vivo, de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, sempre um convidado diferente com algo de novo, inusitado ou histórico para dizer e cantar. Os melhores momentos da semana são compilados e reapresentados aos sábados e domingos, no mesmo horário.