Nesta sexta, 7

Samba contra o machismo

Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, festejado no sábado (8), sambistas realizam show para tratar sobre questões de gênero

divulgação

Grupo composto apenas de mulheres desde 2011 se reúne para cantar músicas que falam da condição feminina

Diz o ditado que quem canta os males espanta. E é exatamente isso que o grupo @migas do Samba.com pretende fazer ao promover um show nesta sexta-feira (7), na sede da Ação Educativa. O grupo, composto apenas de mulheres, desde 2011 se reúne para cantar músicas que tratam sobre a condição feminina.

O repertório vai de canções das décadas de 1920 a 1970 e homenageia cantoras como Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Elizeth Cardoso, Araci de Almeida, Dalva de Oliveira, Isaurinha Garcia, Chiquinha Gonzaga, Dolores Duran e Carmem Miranda. Maria da Penha (Francisca Pereira da Silva e Luciene Baliza), Brasileiras (Sharylaine) e Opinião (Júlia Saragoça) são algumas das canções de novas compositoras que serão apresentadas no show.

A sambista e assistente social aposentada Maria Aparecida da Silva Trajano, mais conhecida como Tia Cida, interpreta Homem que é Homem Não Bate em Mulher, de Ivison Bezerra e Magnu Souza. Considerada a madrinha do grupo, Tia Cida lançou em dezembro passado seu primeiro CD, aos 73 anos, e é figura central no movimento Berço do Samba, onde surgiu o grupo Quinteto em Branco e Preto.

“Cantaremos músicas que falam sobre machismo e violência contra a mulher. Teremos também uma pequena fala da Tia Cida sobre violência e machismo”, afirma Cristina Pinto, uma das integrantes, para quem o samba ainda é um ambiente machista.

O grupo surgiu em agosto de 2011 dentro do Movimento Cultural @migos do Samba e, desde o início, tem o intuito de fazer samba com proposta social e torná-lo um instrumento de conscientização ao tratar sobre a condição da mulher, combater a violência doméstica, o sexismo e o machismo, além de incentivar a participação de mulheres de todas as idades no samba.

 

Serviço

Show @migas do Samba.com

Quando: sexta-feira, 7 de março, das 19h às 22h

Onde: na sede da Ação Educativa – Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque (SP)

Quanto: grátis