Virando a Mesa

Novo clipe de Rashid tem participação de Rony Jason, do MMA

'Foi como ilustrar a história de muitos jovens que são salvos pelo esporte ou pela música'

Rashid e Jason: Nada vem de graça para quem era um moleque sem futuro, alimentado a fé e torrada de pão duro

A mão pra cima no enquadro agora é mão pra cima nos shows. Mas não se esqueça: mais importante do que levantar as mãos, é fazer o povo levantar a cabeça! Este verso resume bem o clima do novo clipe do rapper paulistano Rashid, lançado nesta quarta-feira. Virando a Mesa mostra dois amigos que têm o sonho de chegar lá, um por meio do rap e o outro, pelo esporte.

Com direção de Rafael Kent, que também divide a direção de fotografia com Lourenço Barsi-Gomes,o clipe faz uma espécie de ode à amizade. Estão ali o sonho, o trabalho duro e o treino forte porque nada vem de graça para quem era um moleque sentado na sala, sem futuro, alimentado a fé e torrada de pão duro.

A letra é quase um roteiro pronto. Kent levou duas crianças, dois adolescentes, Rashid e o lutador de MMA (uma mistura de artes marciais, na sigla em inglês) Rony Jason no velódromo da Universidade de São Paulo para contar o que seria a história dorapper e do lutador, mas também de milhares de jovens que encontram na música e no esporte caminhos para progredir na vida.

Na verdade, foi como ilustrar a história de muitos jovens que são salvos pelo esporte ou pela música, que com garra, disciplina e muito trabalho conseguem um lugar ao sol, seja no palco, nas quadras, nos campos ou nos ringues, afirma Rashid, que nasceu Michel Dias Costas na zona norte de São Paulo e se envolveu com o rap desde os 12 anos. Também foi mais ou menos nesta idade que Rony, cearense nascido em Quixadá, começou a praticar artes marciais. Hoje ele é lutador de MMA contratado pelo UFC (Ultimate Fighting Championship).

No auge do clipe, as lutas de Rony e os shows lotados de Rashid, numa clara mensagem de que, sim, vale a pena acreditar nos sonhos e batalhar por eles. A ideia [da letra] nasceu numa conversa sobre a Virada Cultural. No meio do papo eu falei algo como: precisamos de uma virada de mesa cultural. Isso ficou na mente e me rendeu esse som,lembra Rashid.

A música, até então inédita, tem beat de Coyote e participação de Daniel Cohen no refrão. Ela fará parte da próxima mixtape do rapper, Confundindo Sábios, que tem previsão de lançamento para este semestre. Seus próximos shows serão nos dias 10, na Estância Alto da Serra, e no dia 25 de agosto, no Sesc Itaquera.

Assista o clipe.