Mancha Verde ganha o carnaval em São Paulo. Grande Rio é campeã pela primeira vez, com Exu

Escola da Baixada Fluminense buscou “desconstruir estereótipos negativos”. Vencedora paulistana falou sobre a importância da água

Reprodução
Reprodução
Mancha Verde ganhou seu segundo título no grupo especial

São Paulo – Acadêmicos do Grande Rio e Mancha Verde são as campeãs do desfile principal deste ano. A apuração foi realizada no final da tarde desta terça-feira (26). A escola de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, trouxe Exu no seu enredo e ganhou o seu primeiro título após várias tentativas, enquanto a paulistana falou sobre a importância da água, com inspiração em música de Guilherme Arantes.

A apuração no Rio terminou bem antes. Em segundo lugar, ficou a Beija-Flor e em terceiro, a Viradouro. Os jurados rebaixaram a São Clemente.

Reprodução/TV Globo
Ator Demerson D’Alvaro, o Exu da comissão de frente da Grande Rio: valorização das religiões de matriz africana

“O enredo tem um conjunto de importâncias, e a principal delas é desconstruir os estereótipos negativos que foram atribuídos devido a esse processo de racismo religioso à divindade Exu, que é uma divindade múltipla e viva. Mas foi incorporada por todos na avenida”, disse ao portal g1 o carnavalesco da Grande Rio, Leonardo Bora. “Viva Exú e as religiões de matriz africana! Laroyê!”, postou o Instituto Marielle Franco assim que o resultado foi confirmado.

Em São Paulo, caíram a Colorado do Brás e a Vai-Vai, principal campeã do carnaval paulistano, que havia retornado ao grupo especial. Quatro escolas tiveram a mesma pontuação, mas a Mancha, ligada a uma torcida organizada do Palmeiras, ficou com o título pelo critério de desempate. As outras foram, nesta ordem, Mocidade Alegre, Império da Casa Verde e Tom Maior.