Filme sobre Lula fica fora da disputa do Oscar

Academia divulgou lista com nove obras, que na semana que vem serão reduzidas a cinco. Cerimônia está marcada para fevereiro

Cena do filme Biutiful, um dos selecionados para o Oscar de melhor filme estrangeiro (Foto: Divulgação)

São Paulo – O filme Lula – o Filho do Brasil está fora da disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro. A Academia divulgou nesta quarta-feira (19) os nove filmes que disputarão a indicação ao prêmio. Na próxima terça-feira (25), serão divulgados os cinco concorrentes. A cerimônia será realizada em 27 de fevereiro.

O filme sobre Lula, dirigido por Fabio Barreto, foi escolhido como representante brasileiro por uma comissão especial organizada pela Secretaria do Audiovisual, do Ministério da Cultura. A Academia escolheu nove entre 66 filmes indicados em todo o mundo.

As pré-selecionadas são Hors la Loi, de Rachid Bouchareb (Argélia); Incendies, de Denis Villeneuve (Canadá); Em Um Mundo Melhor, de Susanne Bier (Dinamarca); Dente Canino, de Yorgos Lanthimos (Grécia); Kokuhako, de Tetsuya Nakashima (Japão); Biutiful, de Alejandro González Iñárritu (México); Life, Above All, de Oliver Schmitz (África do Sul); Tambien la Lluvia, de Iciar Bolain (Espanha); e Simple Simon, de Andreas Ohlman (Suécia).