São Paulo

Festival exibe filmes nacionais de graça até quinta-feira

Segunda edição da 'Mostra VII: Brazilian Filmes Series' leva ao Espaço Itaú de Cinema e ao Cine Matilha longas e curtas metragens brasileiros

divulgação

‘Nise: O Coração da Loucura’ resgata o trabalho da psiquiatra Nise da Silveira, baseado no amor e na arte

São Paulo – O nome do festival é em inglês, mas os filmes são brasileiros. A segunda edição da Mostra VII: Brazilian Filmes Series exibe até quarta-feira (30) curtas e longas-metragens nacionais com entrada gratuita em sessões no Espaço Itaú de Cinema e no centro de cultura independente Cine Matilha, em São Paulo.

Hoje (25), o Espaço Itaú da Rua Augusta exibe o longa Nise: O Coração da Loucura, do diretor Roberto Beliner. O filme apresenta o trabalho revolucionário da médica Nise da Silveira (Glória Pires) no Hospital Psiquiátrico do Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro. Contrária ao eletrochoque e à lobotomia, a psiquiatra propõe uma nova forma de tratamento para os pacientes que sofrem de esquizofrenia, baseada no amor e na arte. O filme também será exibido no Cine Matilha terça-feira (29).

Também faz parte da programação o documentário Samba e Jazz, de Jefferson Mello. O longa faz um paralelo entre os dois ritmos e as cidades onde eles estão mais presentes: Rio de Janeiro e New Orleans, respectivamente. O diretor retrata a paixão pela música no Brasil e Estados Unidos, evidenciando as semelhanças entre os aspectos musicais do samba e do jazz, comportamentais dos povos das duas cidades, as tradições, as fusões e os artistas de palco e de rua de ambos os ritmos.

Em cartaz no domingo (27) no Espaço Itaú de Cinema e na quinta (30) no Cine Matilha, o filme Campo Grande, de Sandra Kogut, traz a história de Regina (Carla Ribas), uma mulher de 50 anos que mora na zona sul do Rio e um dia se depara com duas crianças abandonadas em sua porta. O documentário Paratodos, de Marcelo Mesquita, também será exibido nos dois espaços. O filme acompanha quatro equipes paralímpicas e apresenta o cotidiano de vários paratletas de alta performance.

Do Pó da Terra, de Maurício Nahas, faz um retrato dos artesãos e moradores da região do Vale do Jequitinhonha. A Mostra VII: Brazilian Filmes Series se encerra com o longa-metragem de Marina Person Califórnia. Além dos longas, o Cine Matilha também apresenta um programa de curtas-metragens nacionais.

Confira a programação completa no site do festival: http://mostrafilmseries.org/saopaulo