Passarinhos

Espetáculo infantil de cultura popular reúne companhias e grupos de três regiões

Apresentação neste sábado tem transmissão gratuita e reúne canções, bonecos, teatro e histórias

Divulgação
Divulgação
Companhia Carroça de Mamulengos, do Ceará: tradição e repertório contra restrições do atual momento

São Paulo – As companhias Carroça de Mamulengos (Ceará) e Lumiato de Formas Animadas (Distrito Federal), mais os grupos musicais A Barca e Ponto BR (de São Paulo), reúnem-se neste sábado (14) para um espetáculo infantil, Passarinhos, com transmissão gratuita. A apresentação, a partir das 15h, inclui canções, bonecos, teatro de sombras e histórias da cultura popular.

Passarinhos é um encontro de encantos”, diz Maria Gomide, que segue a tradição de uma família de artistas originária do Cariri, no sertão cearense. Integrante do grupo itinerante Mamulengos, ela toca violão e sanfona no show, cujo nome tem a ver com a busca de liberdade. “A gente compôs um repertório suave, leve e poético, de profunda significância para esse momento que a gente vem vivendo em isolamento e com tantas restrições na vida de todos nós”, afirma. Sua filha Ana, de 7 anos, integra a trupe. “Ana nasceu na estrada e está comigo desde sempre em cena.”

“É o entendimento das referências da tradição popular que permeia o espetáculo trazendo a experiência brincante dessa companhia mambembe que está na estrada há muito tempo com um trabalho superimportante”, acrescenta a baixista Renata Amara, integrante dos grupos musicais e diretora artística do espetáculo. Ela pesquisa cultura popular há três décadas. “Ela permanece pela capacidade de se adaptar ao seu entorno, ler o seu entorno e responder”, diz Renata, citando as lives.

Transmissão ao vivo

Já a Luminato faz parceira com os Mamulengos há mais de 20 anos. A companhia projeta figuras tradicionais de manifestações populares do país, como Baião de Princesas e Folia de Reis.

O show, sem público e com recomendação para crianças a partir de 5 anos, será realizado no Sesc Pinheiros, zona oeste de São Paulo. Pode ser assistido pelo Instagram Sesc ao Vivo, da Carroça de Mamulengos e da Companhia Luminato. Ou no YouTube do Sesc São Paulo e do Acervo Maracá. A duração é de aproximadamente 50 minutos.

Leia mais sobre cultura