‘Amaria’ apresenta histórias de mulheres vítimas de violência

Espetáculo construído a partir de depoimentos terá única apresentação nesta quarta (1º), na zona leste de São Paulo

Peça teatral nasceu durante aula na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Foto: Vanessa Ramos)

São Paulo – O grupo teatral Pau e Lata apresenta hoje (1º) o espetáculo “Amaria”, que trata da violência contra as mulheres. A atividade será às 19h, no Clube da Comunidade Patriarca, zona leste de São Paulo, onde está localizado o Coletivo de Trabalhadores e Artistas Dolores Boca Aberta. 

A peça nasceu em aula do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É o relato das histórias de muitas “Marias” existentes em todo o mundo, construído a partir de depoimentos de vítimas. A intenção é despertar a consciência crítica do público, buscando transformar o espectador em observador do processo.

Segundo Jonathan Constantino, do coletivo Assembleia Popular de São Paulo, espetáculos como este revelam uma condição social construída historicamente que submete as mulheres a uma série de violências, sejam físicas, ideológicas e até mesmo econômicas. “A partir da arte é possível sensibilizar as pessoas para essa realidade e fazer com que elas pensem a respeito, até mesmo se reconheçam”, disse. Para ele, a peça deve dialogar com as regiões mais periféricas, porque as mulheres pobres são as que mais sofrem, especialmente as negras. 

Isadora Brandão, da Marcha Mundial de Mulheres, também destaca a importância de trazer a questão para o espaço público. “É um espetáculo relevante por mostrar questões vistas como algo que deve ser tratado somente no âmbito privado. De fato, rompe com a lógica de naturalização e invisibilização da violência contra as mulheres”, comentou. Isadora disse que a apresentação exige que se repense os padrões de gênero, e que deve ser vista por todos, especialmente pelos homens. 

 

Serviço

Espetáculo teatral “Amaria”, às 19h

Rua Frederico Brotero, 60 – Patriarca, zona leste de São Paulo