Arte e luta

Em nova versão online, professores do Rio exibem quarta edição do Cine Educação

Festival de cinema do Sinpro-Rio exibirá, até domingo, 12 filmes nacionais e estrangeiros, com temas essenciais para o desenvolvimento da sociedade brasileira

Reprodução
Reprodução
Cena de "40 Horas na Memória", filme escolhido para abrir a edição 2021 do Cine Educação, mostra organizada pelos professores municipais do Rio

São Paulo – Em homenagem ao centenário de Paulo Freire, patrono da educação brasileira, o Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região (Sinpro-Rio) promove, até domingo (31), a 4ª edição do Cine Educação. O festival aborda temas como democracia, antirracismo, diversidade, arte e mundo pós-pandemia, entre outros, em um total de 12 filmes nacionais e estrangeiros. As obras serão exibidas no canal do Cine Educação no Youtube.

Cada um dos temas escolhidos, segundo a curadoria da mostra por sua importância para o desenvolvimento da sociedade, está conectado à educação. Para reforçar essa relação, as exibições das obras serão seguidas de um debate sobre o tema em destaque do dia, sempre às 19h, com a participação de convidados especiais.

Bancários promovem mostra de cinema com foco na questão racial nos bancos

Temas diversos

Assim, as produções estão divididas em eixos temáticos: Educação e Democracia abriu a mostra, ontem (28). Hoje serão exibidas obras que interligam Educação, Cinema e Pós-pandemia. Em seguida vêm Pedagogia das Margens (amanhã) e Educação, Arte e Antirracismo (domingo).

Entre os destaques deste 4º Cine Educação estão os curtas: 40 horas na Memória foi produzido pela Universidade Federal do Semi Árido (Unifersa). A obra, que ontem abriu a série, conta a utilização do método de Paulo Freire em Angicos (RN), nos anos 1960.

O grande filme de hoje é Reexisto, que relata as transformações no cotidiano das pessoas a partir da pandemia provocada pelo coronavírus. No sábado, o Coletivo Zona de Cinema, parceiro do Festival, vai apresentar a curadoria Eixo Pedagogia das Margens, realizada pelas cineastas Gisele Mota e Luma Rodrigues. Por sua vez, a live de domingo do Eixo Educação, Arte e Antirracismo contará com a presença da atriz Vilma Melo, da série Segunda Chamada, da Globoplay.

Desafios

Totalmente on-line pelo segundo ano consecutivo, o Cine Educação chega à sua quarta edição novamente com o desafio de superar o distanciamento em tempos de pandemia. E conectar o público em torno da educação como forma de conscientização, segundo informa a organização da mostra. Com filmes de curta, média e longas-metragens, o Cine Educação foi premiado neste ano com o Diploma Heloneida Studart de Mérito Cultural pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

O Sinpro-Rio destaca as muitas parcerias necessárias para a realização da edição 2021 do festival: Associação Docente da UFRJ; Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ (Sintufrj); Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ); Associação dos Servidores da Fiocruz (Asfoc); Sinpro – MG; Projeto Comunicar da PUC-Rio; Conselho Nacional de Cine Clubes Brasileiros – CNC; Cine Clube Indômitas de Belo Horizonte; Coletivo Zona de Cinema, entre outros.