Nas telas

Dia da Consciência Negra é destaque na TVT. Cine TVT tem filme ‘Dia de Festa’

Debate e filme retratam a importância da antirracismo e a força da luta dos sem-teto por moradia digna na cidade de São Paulo

Divulgação
Divulgação
Cena de "Dia de Festa" que será exibido hoje, 21h30, no Cine TVT

São Paulo – O antirracismo como premissa democrática. Esse é o tema do debate de hoje (20), Dia da Consciência Negra, no programa Prerrô na TVT. Uma sociedade racista não respeita seu passado, não vive seu presente, não tem futuro. Participam do programa os juristas do grupo Prerrogativas Marcelize Azevedo, Edson Cardoso Sheila Carvalho, Vera Araújo. O Prerrô na TVT vai ao ar a partir das 11h, mas pode ser assistido a qualquer momento, no canal do YouTube da TVT.

Mais tarde, as 21h30,o Cine TVT deste sábado exibe Dia de Festa. O filme do cineasta Toni Venturi, de 2006, retrata a história de quatro mulheres jovens, negras e carismáticas que coordenam o Movimento Sem-Teto do Centro de São Paulo (MSTC). O documentário é dirigido com o arquiteto franco-argentino Pablo Georgieff, pesquisador de soluções alternativas em habitação popular, e que convidou Venturi para filmar as ações do movimento de luta por moradia para os desabrigados.

Sem-teto acampam em frente à prefeitura e cobram programa de moradia

A “festa”, nesse caso, é o momento de ocupação dos milhares de imóveis abandonados na cidade que hoje tem mais de 66 mil pessoas em situação de rua. Assistir a Dia de Festa em pleno Dia da Consciência Negra é participar dessa ocupação. De cada detalhe, da organização, dos receios, de medo, mas principalmente da coragem e da solidariedade entre os que estão nessa luta. A maioria, negros.