'sem honras fúnebres'

Corpo de Gabriel García Márquez será cremado ‘em particular’ no México

Segunda-feira (21), a partir das 16h, será realizada uma homenagem no Palácio de Belas Artes, onde o público poderá homenagear o escritor

str/efe

Presidente colombiano, Juan Manuel Santos, decretou nesta sexta três dias de luto em homenagem a Gabo

México – O corpo do escritor colombiano Gabriel García Márquez, que morreu ontem (17), será cremado “em particular”. Na segunda-feira (21) vai ser feita uma homenagem no Palácio de Belas Artes da capital mexicana, segundo afirmou a diretora do Instituto Nacional de Belas Artes (Inba), María Cristina García Cepeda, em comunicado lido em nome da família em frente à casa do Nobel de literatura, no sul da capital mexicana.

“O Conselho Nacional para a Cultura e as Artes (Conaculta), a pedido da família de Gabriel García Márquez, informa que o corpo do escritor será cremado em particular e que na funerária não serão realizadas honras fúnebres”, disse.

“Segunda-feira a partir das 16 horas será realizada uma homenagem no Palácio de Belas Artes, onde o público poderá homenagear seu legado”, finalizou María Cristina.

A diretora do Inba foi acompanhada de Jaime Abello, diretor-geral da Fundação Gabriel García Márquez, que afirmou que esta é a única informação que vai ser divulgada sobre a morte do escritor colombiano.

“A ideia agora é repousar, descansar e recuperar um pouco de tranquilidade”, acrescentou Abello, aconselhando os vários jornalistas que estão o dia todo na porta da casa a irem descansar.

Interrogado sobre as causas da morte do escritor, Abello disse: “Os médicos o dirão posteriormente, suponho”.

O autor de “Cem Anos de Solidão” morreu nesta quinta às 14h (16h em Brasília) em sua residência da capital mexicana, após estar doente desde as últimas semanas.