Difícil demais

‘O Brasil chora’, lamenta Bethânia. Chico suspende show. Gil: ‘Triste e impactado’

Gal Costa formou ao lado de Bethânia, Gil e Caetano Veloso os Doces Bárbaros. Chico avisa que não terá condições de manter shows em Salvador

Divulgação
Divulgação
Os fãs da cantora Gal Costa também lamentaram a interrupção do sonho de ver novamente os Doces Bárbaros reunidos em turnê

São Paulo – Entre as homenagens no meio artístico e político a Gal Costa, que morreu na manhã desta quarta-feira (9), aos 77 anos, em São Paulo, Maria Bethânia publicou vídeo, “em choque”. “Triste demais, difícil demais. Eu nunca pensei em um dia chegar a vocês para falar sobre a dor de perde Gal. O Brasil, que ela sempre encantou com sua voz única e magistral, hoje inteiro chora como eu”, comentou.

“Uma amiga que mesmo longe sempre mantive admiração e respeito. Que Deus a receba na sua mais pura luz. É triste demais, difícil demais, muito duro”, seguiu Bethânia. 

A causa da morte não foi divulgada pela equipe de Gal que, por volta das 13h20, anunciou que as informações sobre o velório e o sepultamento serão divulgadas posteriormente. Gal passou recentemente por cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita. Com isso, havia suspendido a temporada do show As várias pontas de uma estrela.

A equipe de Chico Buarque também divulgou que os shows que o artista realizaria na Concha Acústica, em Salvador, no final de semana, foram cancelados. Chico havia testado positivo para a covid-19 e aguardava em isolamento a liberação médica. Mas postou em seu Instagram que, ainda que se recuperasse a tempo de realizar os shows, a morte de Gal o deixou sem condições emocionais de seguir com a agenda. As novas datas serão anunciadas em breve.

“Muito triste e impactado com a morte de minha irmã Gaúcha”, publicou Gilberto Gil, mais cedo, numa referência a como chamava a amiga conterrânea da Bahia. O músico também fez um vídeo destacando que “vai com ela o encanto do canto extraordinário que sempre foi a sua marca. Fica conosco a saudade, a tristeza e o pesar”. 

A amizade dos Doces Bárbaros

Gal foi a resistência quando os amigos Gil e Caetano Veloso estavam exilados em Londres, forçados pela ditadura. Anos depois, em 1976, quanto os três e Maria Bethânia já tinham mais de 10 anos de carreira e eram conhecidos em todo o país, eles estrearam a turnê “Os Doces Bárbaros” no Palácio das Convenções em São Paulo, em 24 de junho daquele ano. Com o grupo, não nasceu, contudo, somente uma turnê de sucesso, como um disco duplo gravado ao vivo e um documentário dirigido por Jom Tob Azulay, com registros musicais e da intimidade dos cantores baianos. 

Os Doces Bárbaros ainda atravessaram o país levando ainda o coro pela resistência no auge da ditadura civil-militar. A trajetória de Gal na música brasileira ainda a consagrou como uma “artista símbolo da liberdade”, como registrou mais tarde o jornalista e pesquisador musical Renato Vieira, um dos autores da biografia fotográfica Gal Costa (Editora BEI), em uma entrevista em junho ao jornal Valor Econômico

“Caetano Veloso e Gilberto Gil são grandes pensadores do Brasil. Maria Bethânia tem uma força interpretativa que a coloca como uma artista singular. Gal, além da cantora que é, sempre foi uma artista que simbolizou a liberdade. Ela foi musa da contracultura nos anos 1970 e isso é algo que faz muito sentido para os jovens que vão aos shows deles.”

Duas horas antes da informação da morte de Gal Costa, seu perfil no Instagram publicou vídeo de um dueto com Caetano. Gal cita “Meu amor, você me dá sorte”. 

Sonho interrompido

A jornalista Ruth Pina assinalou em texto no blogo Universa, do portal UOL, que Gal era figura feminina forte e rejeitava o rótulo de feminista. “Mas a baiana Maria da Graça Costa Penna Burgos fez uma revolução nos costumes com sua música e postura. E deixou um legado para as mulheres ao bater de frente com o moralismo”, registrou.

Não à toa, desde a noticia da morte da cantora, seus fãs também lamentaram a interrupção do sonho de ver novamente os Doces Bárbaros reunidos em turnê. Até o fechamento desta nota, Caetano Veloso ainda não havia se pronunciado.