arranjos inéditos

André Siqueira narra a própria trajetória na harmonia do violão em ‘Solo’

Músico, compositor, professor e instrumentista apresenta seu novo álbum, no "Hora do Rango", ao meio-dia, na FM 98,9

DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
O instrumentista explica que os discos solos de violão costumam ser mais introspectivos, porém conseguiu abrir o repertório para o ouvinte, proporcionando uma espécie de conforto

São Paulo – Músico, compositor, arranjador, educador e multi-instrumentista: é com esse currículo que André Siqueira se apresenta no programa Hora do Rango desta quinta-feira (26), ao meio-dia, na Rádio Brasil Atual. Ele apresentará seu novo disco Solo, que marca o reencontro do artista com sua própria trajetória misturado à harmonia de seu inseparável violão.

O seu terceiro disco apresenta arranjos de diversos clássicos da música brasileira para violão solo além de canções autorais. Utilizando novas texturas e rearmonizações, composições consagradas de Tom Jobim, Djavan, Elpídio dos Santos e Pixinguinha ganham novas cores e horizontes com a técnica do músico paulista.

Além de arranjos inéditos, o álbum traz uma variação de timbres graças à utilização de dois instrumentos parecidos, porém distintos: o violão de seis cordas e o violão barítono, ambos construídos pelo luthier londrinense Nilson De Mari. O trabalho ainda reúne diferentes fases do trabalho de André Siqueira como arranjador, tendo a improvisação como fio condutor. “Os arranjos são todos frutos de improviso. Eu já estava preparado, já vinha estudando o repertório, então foi muito produtivo. Foi tudo muito fluido e acho que isso se reflete no disco”, diz ele.

O instrumentista explica que os discos solos de violão costumam ser mais introspectivos, porém conseguiu abrir o repertório para o ouvinte, proporcionando uma espécie de conforto. “Estudamos tanta coisa. Parece que estamos querendo provar para o mundo que podemos tocar coisas muito difíceis. Mas a música acontece quando você está relaxado, numa fluência maior”, resume.

André Siqueira possui um currículo vasto além da música. Ele é doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e mestre em música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é docente da Universidade Estadual de Londrina, sendo responsável pelas disciplinas violão e música e tecnologia.

O programa

Hora do Rango, apresentado por Colibri Vitta e premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), recebe ao vivo, de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, sempre um convidado diferente com algo de novo, inusitado ou histórico para dizer e cantar. Os melhores momentos da semana são compilados e reapresentados aos sábados e domingos, no mesmo horário.

Leia também

Últimas notícias