Cultura

CineB Solar completa 15 anos de democratização do audiovisual brasileiro

São mais de 90 mil pessoas alcançadas. As sessões foram em diferentes lugares, como escolas públicas, universidades e cinema itinerante

Divulgação
Divulgação
O CineB já exibiu 151 longas-metragens e 100 curtas em 160 bairros da capital paulista, além de 22 cidades do estado

São Paulo – O CineB Solar, que completou 15 anos nesta semana, busca, como diz, a democratização do audiovisual brasileiro. Ao longo destes anos, foram mais de 90 mil pessoas alcançadas. Com sessões em diferentes lugares, como escolas públicas, universidades, cinema itinerante e drive-in. O projeto é uma parceria do Sindicato dos Bancários de Osasco, São Paulo e Região com a Brazucah Produções.

O CineB já exibiu 151 longas-metragens e 100 curtas em 160 bairros da capital paulista, além de 22 cidades do estado. “Através do CineB Solar, muitas pessoas pela primeira vez tiveram a experiência de assistir a um filme no cinema”, comenta a organização do projeto. O CineB saiu do papel em 21 de maio de 2007, durante a gestão de Luiz Cláudio Marcolino à frente do sindicato. Desde então, as presidentas seguintes, Juvandia Moreira e Ivone Silva, deram sequência e ampliaram a iniciativa.

Entre as iniciativas do projeto, está o Selo CineB do Cinema Brasileiro, premiado pela Secretaria Nacional de Economia Criativa. São quatro selos que custam cinco reais e têm verba revertida para realizadores e também para projetos em comunidades. Também é relevante mencionar o Prêmio CineB do Cinema Brasileiro. Foram oito premiações com grandes nomes do audiovisual brasileiro.

Destaque audiovisual

“Passaram como mestres de cerimônias: em 2019, a cerimônia foi apresentada pela atriz Guta Strasser; em 2016, pelo ator Ailton Graça. Nos anos anteriores, contamos com a participação em 2015 do ator Caio Blat; em 2014, foi feita pelo cantor e humorista Falcão; em 2013, pela cantora e atriz Negra Li; em 2012, pelas atrizes Lucélia Santos e Gorete Milagres; em 2011, pelo ator Caco Ciocler e pelo rapper Thaíde em 2010, que nos deram muita repercussão na imprensa”, informa o CineB.

O “Solar” do nome do projeto vem de uma outra iniciativa inovadora do CineB. Desde 2018, o projeto colocou para rodar as ruas e estradas de São Paulo o primeiro carro com sistema que acumula energia solar para alimentar a estrutura de exibição de cinema em praças e locais distantes. “CineB Solar é o primeiro carro do Brasil que leva cinema com energia solar; as sessões são exibidas utilizando-se de energia solar captada através de um veículo equipado com placas solares, baterias e conversor. O equipamento transforma a energia do Sol em energia elétrica para alimentar o sistema de projeção e o som dos filmes.”

Saiba mais sobre o projeto e confira as próximas exibições no site do CineB Solar.