democratização

Projeto CineB Solar leva o cinema brasileiro para escolas públicas em São Paulo

O projeto visa a democratização do cinema. Nesta semana, o CineB Solar exibe o filme “À Beira do Caminho”, em escolas municipais e estaduais

Guilherme Zacarias
Guilherme Zacarias
As sessões desta semana marcam o retorno das atividades do projeto, que estavam suspensas por conta da pandemia de covid-19

São Paulo – O CineB Solar, parceria do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região com a Brazucah Produções, leva o cinema nacional para lugares diversos no estado. Nesta semana, o CineB Solar exibe o filme À Beira do Caminho (2012), de Breno Silveira, para escolas municipais e estaduais. A primeira sessão está marcada para esta terça-feira (22), às 19h, na Emef Maria Rita Lopes Pontes – Irmã Dulce, no Jardim Amália, zona sul da capital.

A sessão seguinte será na quinta (24), também às 19h, na  Emef Professora Philó Gonçalves dos Santos, em Perus, zona noroeste da cidade. Por fim, na sexta-feira, no mesmo horário, a  E.E. João Batista de Oliveira, na cidade de Itapecerica da Serra, encerra o ciclo. “Iniciamos o ano com esse grande sucesso do cinema nacional. Nosso projeto, que completa 15 anos em 2022, oferece gratuitamente lazer e cultura para a população de São Paulo”, enfatiza Cidálio Vieira, coordenador do CineB Solar.

As sessões desta semana marcam o retorno das atividades do projeto, que estavam suspensas devido à pandemia de covid-19. Contudo, os protocolos seguem rígidos para evitar riscos, já que o coronavírus segue como uma ameaça no Brasil e no mundo. Será obrigatório o uso de máscaras e também o distanciamento entre assentos. Toda a equipe está com imunização completa, com ao menos duas doses de vacinas. O público será obrigado a apresentar passaporte de vacinação. Os membros da equipe também realizarão testes para assim elevar a segurança do evento.

O filme

O ator João Miguel, que interpreta João, saudou a iniciativa. “Esse projeto é incrível. Leva o cinema brasileiro para as pessoas nos seus lugares. Isso é muito precioso. Desejo uma ótima sessão e quero dizer que fazer o À Beira do Caminho foi um prazer enorme. Filme banhado com as músicas de Roberto Carlos. Com um elenco muito precioso. Todas as participações (…) É um filme que fala sobre a força do encontro e que a gente supera dificuldades”, disse.

Já o ator Vinícius Nascimento, que interpreta Duda, afirma que “trata-se de um lindo trabalho, modéstia à parte”. E acrescenta: “Espero que gostem, é um filme muito bom, sou apaixonado pelo personagem. Gostaria de mandar um beijo e abraço muito forte a todos envolvidos no projeto. Vida longa a esse projeto que leva o cinema itinerante que nosso audiovisual não consegue acessar. Sou muito feliz de ter oportunidade de mostrar meu trabalho através de um projeto como esse”.

A obra apresenta a vida do caminhoneiro João, que resolve deixar sua cidade para fugir de traumas do passado. Em viagem pelo Brasil, ele conhece o jovem Duda, que se esconde em seu caminhão. Uma relação de amizade nasce entre o caminhoneiro e o pequeno órfão. O filme é marcado por músicas de Roberto Carlos.