A PARTIR DAS 18H

‘Revista Brasil TVT’ deste sábado: retrocesso econômico, ‘pacote do veneno’ e direitos indígenas

Programa recebe o ex-ministro Guido Mantega, a senadora Zenaide Maia e a médica Rosana Onocko

REPRODUÇÃO
REPRODUÇÃO
ntre os convidados do programa, está a senadora Zenaide Maia (PROS-RN), que fala do "pacote de veneno" dos ruralistas, considerado "preocupante" pelas mais diversas instituições ligadas à saúde

São Paulo – A situação econômica do Brasil está deteriorada e não há soluções de curto prazo que não passem pela mudança de comando. A avaliação é do ex-ministro da Fazenda (governos Lula e Dilma) Guido Mantega, o mais longevo titular da área na história republicana. Mantega, convidado deste sábado (19) no programa Revista Brasil TVT, analisa a gravidade do aumento do custo de vida, a inflação anual em dois dígitos e em alta para os mais pobres, a elevação da taxa de juros, o tarifaço nos combustíveis e os efeitos da guerra na Ucrânia. O programa vai ao ar pela TVT às 18h deste sábado, com reprise no domingo (20) e acesso a qualquer momento pelo canal da emissora no YouTube.

Entre os convidados do programa estão a senadora Zenaide Maia (Pros-RN), que fala do pacote do veneno, considerado “preocupante” pelas mais diversas instituições ligadas à saúde. A parlamentar comenta o conjunto de leis que a bancada ruralista quer aprovar, pressentindo o fim do governo Bolsonaro, além dos impacto dos agrotóxicos na alimentação.

Já a advogada do Conectas Julia Neiva, apoiadora jurídica da Comissão Arns, trata da questão indígena a partir da assembleia Guarany. Ela também aborda as últimas votações no Supremo Tribunal Federal (STF) que tratam do decreto, editado por Jair Bolsonaro, que estimula atividades de garimpo na Amazônia Legal.

O Revista Brasil TVT recebe ainda a médica Rosana Onocko, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), para falar sobre os novos estágios da pandemia de covid-19 no Brasil e a luta para manter o enfrentamento ao vírus. Ela também explica os indicativos de nova variante e a retomada do aumento no número de casos na Europa e na China. Outro entrevistado do dia é o líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Roberto Baggio, um dos organizadores da Vigília Lula Livre. Ele conta sobre o encontro promovido com Lula, no Paraná, com a presença de lideranças rurais e assentados do movimento.

O programa também receberá o ex-secretário de Políticas Sociais da CUT Expedito Solaney, para falar a respeito da comissão de sindicalistas na Colômbia fiscalizando a eleição local. E contará com a música do grupo Saci Wére, que lançou o recente álbum Cabeça sem Tampa.